Experiência de Marca

Dove apresenta o "adesivo da beleza"

A empresa lançou no dia 09/04 uma nova campanha mundial para mais uma vez falar como a baixa autoestima afeta a vida das mulheres. Desta vez, a empresa aposta em adesivos para realçar a beleza de mulheres comuns e defender que beleza "é um estado de espírito".

A Dove lançou no dia 09/04 uma nova campanha mundial para mais uma vez falar como a baixa autoestima afeta a vida das mulheres. Desta vez, a empresa aposta em adesivos para realçar a beleza de mulheres comuns e defender que beleza “é um estado de espírito”.

Quem assina a ação é a Ogilvy Brasil, a mesma agência que criou para a Unilever o vídeo “Retratos da Real Beleza“, vencedor de vários festivais. (Assista o primeiro vídeo)

Como no primeiro experimento, algumas mulheres foram convidadas a participar de um projeto. Uma psicóloga convidou moradoras de Los Angeles, nos Estados Unidos, a testar por duas semanas um “produto revolucionário”, o “adesivo da beleza”, desenvolvido para melhorar a formam como as mulheres percebem a própria beleza.

Como no primeiro experimento, algumas mulheres foram convidadas a participar de um projeto (Foto: Reprodução/YouTube).
Como no primeiro experimento, algumas mulheres foram convidadas a participar de um projeto (Foto: Reprodução/YouTube).

Todos os dias, as mulheres tinham que gravar um depoimento para dizer como o adesivo estava mudando suas vidas. Todas as sete mulheres que participaram da experiência relatam que o uso do produto ajudou a melhorar a autoestima e que passaram a se sentir mais dispostas e felizes consigo mesmas.

Uma delas conta que sempre sentiu vergonha de mostrar os braços e sempre evitou comprar roupas novas. Poucos dias depois ela relata que passou a experimentar vestidos que nunca havia sonhado em vestir.

Ao final, a grande surpresa: é revelado às mulheres que o adesivo era um placebo e por baixo dele havia a inscrição “nada”. Ou seja, não continha nenhum ingrediente ativo.

“Quando uma mulher se sente bonita, ela irradia felicidade e confiança, que inspira a sua vida de forma significativa”, afirma a Dra. Ann Kearney-Cooke, que conduziu o experimento.

“Essas mulheres, como tantas outras, lutam para reconhecer sua própria beleza e isso afeta severamente sua vidas. Esse experimento inovador foi projetado para ilustrar que a beleza é um estado de espírito e que o poder de se sentir bonita vem de dentro”, completa a psicóloga.

Segundo a Dove, o experimento foi feito em resposta a uma pesquisa que apontou que 80% das mulheres no mundo dizem se sentir muito mais confiantes quando estão bonitas.

“A marca acredita que é importante para mulheres enxergarem a beleza em si mesmas, para que possam inspirar a próxima geração”, disse Denise Door, gerente de marketing de Dove.