O projeto de educação socioambiental “Jogando pelo Meio Ambiente“, iniciativa do Banco Cruzeiro do Sul em parceria com o Sport Club Corinthians Paulista, fechou 2010 com um total de 23 mil mudas plantadas. O meia Bruno Cesar garantiu a artilharia do projeto com 15 gols, que representaram 1.500 árvores. O meia Elias vem logo atrás com 13 gols (1.300 mudas), seguido de perto pelo atacante Ronaldo, que com 11 gols foi responsável por 1.100.
Do total de mudas plantadas, sete mil representam os jogos ao longo do ano (70) e mais 11,9 mil correspondentes aos gols (119). Além disso, foram mais 4,1 mil referentes à carboneutralização do clube e da instituição financeira. As árvores plantadas formam a Reserva Florestal Corinthians Banco Cruzeiro do Sul, uma área de 103 mil m2 localizada em Salto de Pirapora, no Interior de São Paulo.
Utilizando como vetor o futebol, por ser um esporte que mexe com a emoção das grandes massas, o “Jogando pelo Meio Ambiente” conscientizou a população e torcedores alvinegros, muitas vezes de forma bem humorada, sobre a importância de se pensar com mais profundidade sobre as mudanças climáticas e o aquecimento global.
Além disso, 71% dos entrevistados revelaram ter mais interesse pelo tema meio ambiente depois que souberam do projeto, bem como parcela significativa (56%) declarou ter modificado algum aspecto de comportamento a partir do contato com as ações do “Jogando”. Também é muito expressiva a positividade do projeto quando verificada a nota média de 9,7, considerando dez a nota máxima atribuída.
“O projeto veio ao encontro de nossos objetivos e o Corinthians é o parceiro ideal para mobilizar toda a comunidade para a importância dessas práticas”, afirma Luis Octávio Índio da Costa, diretor superintendente do Banco Cruzeiro do Sul, ressaltando ainda que o Banco já desenvolve projetos socioambientais, como oficinas para a conscientização de seus funcionários e coleta seletiva em seus escritórios com destinação de lixo reciclável.
Embaixador do “Jogando pelo Meio Ambiente“, o ex-capitão corintiano William abraçou a causa desde o lançamento do projeto, em março de 2010, e, mesmo fora dos gramados, agora como consultor financeiro, diz que estará ainda mais engajado nas próximas ações em 2011.
“Sempre me interessei pelas questões que envolvem o tema. O projeto me trouxe a oportunidade de atuar de forma ativa na busca pela conscientização das pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente”.
O diretor de marketing do Corinthians, Luís Paulo Rosenberg, já prevê um 2011 de mais conquistas para o “Jogando”. “Queremos que os corintianos continuem apoiando o projeto e façam a diferença, junto conosco, no combate ao aquecimento global. O pontapé inicial foi muito bem dado e agora é seguir em frente para colhermos os frutos”, afirma.
“Costumamos dizer que ‘a conta chegou mais cedo’. Estamos presenciando mudanças climáticas em todo o planeta. Entendemos ser dever dos cidadãos, das corporações e dos governos agir de forma a preservar o futuro das próximas gerações e a melhor maneira de fazer isso é através do engajamento das pessoas”, explica André Gomes, sócio proprietário da Nova Estratégia, agência idealizadora do projeto.
O Instituto Ecoar é responsável pelo plantio e pela manutenção das árvores. Os resultados das ações do projeto são constantemente atualizados no site e também no blog, que trata de assuntos ligados ao meio ambiente, trazendo fotos e dicas de como cada cidadão pode diminuir as emissões de gases do efeito estufa, combatendo o aquecimento global.