Experiência de Marca

<!--:pt-->Timão inicia "Jogando pelo Meio Ambiente"<!--:-->

O projeto de educação socioambiental "Jogando pelo Meio Ambiente", iniciativa do Banco Cruzeiro do Sul em parceria com o Sport Club Corinthians Paulista, iniciou o plantio de mudas correspondente ao desempenho do time na temporada 2010. As árvores plantadas formarão a Reserva Florestal Corinthians Banco Cruzeiro do Sul.

O projeto de educação socioambientalJogando pelo Meio Ambiente“, iniciativa do Banco Cruzeiro do Sul em parceria com o Sport Club Corinthians Paulista, iniciou o plantio de mudas correspondente ao desempenho do time na temporada 2010. As árvores plantadas formarão a Reserva Florestal Corinthians Banco Cruzeiro do Sul.

Os jogadores Dentinho e William plantam as primeiras mudas e contam com o apoio das crianças.

A área escolhida tem 103 mil m² e está localizada em Salto de Pirapora, no Interior de São Paulo, região próxima à cidade de Sorocaba. Com a proposta de plantar 100 árvores a cada jogo e mais 100 a cada gol do Timão, o projeto já garantiu cerca de 16 mil mudas, referentes a 43 jogos (4.300 árvores) e 74 gols (7.400 árvores) desde o início do ano até o final de julho de 2010.

Além disso, serão mais 1.046 árvores por conta de carboneutralização das emissões dos jogos do Corinthians no mesmo período e outras 2.924 por conta da carboneutralização do Banco Cruzeiro do Sul ao longo do ano de 2010. Caso a média de gols se mantenha a mesma até o momento, a expectativa é que sejam plantadas cerca de 26 mil árvores até o final do ano.

Os jogadores Dentinho e Bruno César lideram o ranking de gols do Corinthians em 2010. Ambos marcaram nove gols e, portanto, já colaboraram com 900 árvores cada um para a Reserva Florestal Corinthians Banco Cruzeiro do Sul.

O projeto Jogando pelo Meio Ambiente foi concebido pela agência de marketing Nova Estratégia e tem como meta conscientizar a população sobre as mudanças climáticas e o aquecimento global. O objetivo principal é utilizar o futebol como vetor de mobilização social pela causa ambiental, o que é inédito no Brasil.

“Costumamos dizer que ‘a conta chegou mais cedo’. Estamos presenciando mudanças climáticas em todo o planeta. Entendemos ser dever dos cidadãos, das corporações e dos governos agir de forma a preservar o futuro das próximas gerações e a melhor maneira de fazer isso é por meio do engajamento das pessoas”, explica André Gomes, sócio proprietário da Nova Estratégia, agência idealizadora do projeto.

“A educação para a sustentabilidade como um trabalho de conscientização é o caminho. Enxergamos no Banco Cruzeiro do Sul, pela sua visão inovadora, e no Corinthians, pela paixão de sua torcida e pelo seu compromisso com causas sociais, a oportunidade de iniciar um trabalho pioneiro no futebol brasileiro e do mundo”, completa Gomes.

O Banco Cruzeiro do Sul aposta na gestão sustentável, um dos pilares do projeto, e também na carboneutralização de suas atividades, por meio de um amplo programa de redução de emissões. “O projeto da Nova Estratégia veio ao encontro de nossos objetivos e o Corinthians é o parceiro ideal para mobilizar toda a comunidade para a importância dessas práticas”, afirma Luis Octávio Índio da Costa, diretor superintendente do Banco Cruzeiro do Sul, ressaltando ainda que o banco já desenvolve projetos socioambientais, como oficinas para a conscientização de seus funcionários e coleta seletiva em seus escritórios com destinação de lixo reciclável.

Pela primeira vez, um clube de futebol se mobiliza em uma ação de grande porte em prol do meio ambiente. “Esperamos que esta parceria se estenda por um longo prazo”, declara Luís Paulo Rosenberg, diretor de marketing do Corinthians.

Segundo Rosenberg, o Corinthians sempre foi um clube comprometido com causas sociais e com capacidade de mobilizar uma legião de torcedores em todo o País. “Queremos que os corintianos continuem apoiando o Jogando pelo Meio Ambiente e façam a diferença, junto conosco, no combate ao aquecimento global”, completa.

O Instituto Ecoar é responsável pelo plantio e pela manutenção das árvores. Os resultados das ações do projeto são constantemente atualizados no site e também no blog, que trata de assuntos ligados ao meio ambiente, trazendo fotos e dicas de como cada cidadão pode diminuir as emissões de gases do efeito estufa, combatendo o aquecimento global.