Experiência de Marca

Bienal tem patrocínio da Fiat e Itaú e reúne 800 obras

Entre os dias 25/09 e 10/12, acontece a 29ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo, no Parque Ibirapuera, a mais importante mostra de artes visuais do País. "A Bienal", como é conhecida, configura-se em um dos eventos de arte mais importantes do mundo. A instituição ganhou reconhecimento pelos grandes artistas que passaram por ela, e gera sempre expectativas de desdobramentos mundo afora, no campo das artes visuais e performativas, do que acontece em São Paulo a cada dois anos.

Entre os dias 25/09 e 10/12, acontece a 29ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo, no Parque Ibirapuera, a mais importante mostra de artes visuais do País. “A Bienal”, como é conhecida, configura-se em um dos eventos de arte mais importantes do mundo. A instituição ganhou reconhecimento pelos grandes artistas que passaram por ela, e gera sempre expectativas de desdobramentos mundo afora, no campo das artes visuais e performativas, do que acontece em São Paulo a cada dois anos.

Com um caráter de promoção da arte e também educativo, na edição de 2010 novas iniciativas no sentido de aproximar o público do universo das artes estão sendo desenvolvidas em parceria com o Governo Federal.

Antes da Bienal, entre os dias 15/07 e 15/09, foi realizado um programa de formação sobre arte contemporânea, com cursos e palestras abertos aos educadores e representantes dos Pontos de Cultura, do Ministério da Cultura. Já durante a Bienal, os representantes participarão de seminários, debates e mesas redondas.

Além deste programa de atividades, haverá uma série de outras atividades educativas gratuitas para todos os interessados, desde visitas guiadas, passando por intervenções e eventos diversos, sempre relacionados à arte e ao trabalho dos artistas que passam pela Bienal. Estima-se que cerca de um milhão de alunos terão contato com o material educativo da 29ª Bienal.

Sendo um evento de interesse público, com verbas públicas e realização graças, em grande parte, de diversos incentivos fiscais, os benefícios da Bienal para o País extrapolam a arte e a cultura. Prova disso são os seus diversos e renomados patrocinadores. No evento deste ano, Fiat e Itaú são os patrocinadores master, ao lado de algumas das principais empresas do País que patrocinam áreas específicas do espaço físico ocupado pela gigante exposição de arte.

O conceito do evento centra-se na questão da impossibilidade de separar a arte da política. Cerca De 800 obras de 150 artistas de diversos países estarão expostas no Pavilhão do Ibirapuera. Na exposição, seis espaços de convívio, chamados de terreiros, serão utilizados como pausa entre os percursos da mostra e para atividades diversas. A intenção é que as parcerias estabelecidas durante o trabalho do educativo continuem, expandindo e reafirmando o trabalho do educativo da 29ª Bienal de São Paulo.