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10 tendências de marketing digital em 2024

Inteligência artificial, ferramentas de conversas, personalização de conteúdo e investimento em branding são alguns dos temas em destaque para este ano.

Top view of businessman executive in group meeting with other businessmen and businesswomen in modern office with laptop computer, coffee and document on table. People corporate business team concept.
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A Inteligência Artificial, que segue em uma evolução contínua, além da relevância crescente de recursos como conversas automatizadas, personalização de conteúdo e branding são apontadas como tendências dominantes no marketing digital para 2024, de acordo com a RD Station.

A empresa destaca a importância de acompanhar as mudanças e inovações no mercado. Bernardo Brandão, CMO da RD Station, enfatiza a necessidade de as equipes de marketing se concentrarem na automação de tarefas repetitivas para enfrentar os desafios relacionados à IA generativa, proporcionando maior produtividade e insights sobre o comportamento dos clientes.

10 tendências para o marketing digital em 2024

Inteligência Artificial

A I.A. permanecerá liderando o crescimento tecnológico, impactando a produtividade e sendo identificada por 73% dos especialistas como uma forte tendência.

Canais de mensagem direta

Com o Marketing Conversacional, plataformas como as da Meta registram 600 milhões de chats diários, o que reforça a importância do conteúdo personalizado via mensagem direta, principalmente no WhatsApp.

Criação de comunidades

Desde grupos no WhatsApp até hashtags no TikTok, a criação de comunidades serve como um instrumento para empresas se aproximarem do público, aproveitando plataformas como o TikTok, já a quinta mais acessada no Brasil.

Branding em foco

A estratégia de construção de marcas torna-se cada vez mais relevante para gerar diferenciação no mercado e entre o público, especialmente diante da complexidade dos canais de mídia.

Collabs e ecossistema de parcerias

A união entre marcas, empresas e criadores de conteúdo é usada para impulsionar visibilidade, vendas, inovação e aprendizado com novos parceiros, criando verdadeiros ecossistemas.

Hipersegmentação e personalização

Cerca de 69% das empresas globais estão ampliando investimentos em personalização, usando a IA para entregar experiências sob medida e aumentar a probabilidade de conversão.

Narrativa original e descontraída

Narrativas de marca mais leves e originais seguem em alta, com o humor na publicidade marcando tendência para 2024.

Inteligência de dados

Mesmo com as dificuldades enfrentadas por 53% dos profissionais na análise de dados, a disponibilidade crescente de ferramentas facilitará a extração de insights, otimizando resultados.

Influência no mundo real

A autenticidade se torna essencial, com experiências reais compartilhadas pelos clientes ganhando destaque.

Uso de dados First-Party

Com o fim dos cookies de terceiros, a utilização de dados primários recolhidos diretamente dos clientes ganha importância, proporcionando mais segurança ao público e maior precisão na segmentação da audiência.

Foto: Depositphotos