Bem, esta é a tendência da tendência no mundo da moda. Se existe uma marca de varejo on-line que faz marketing construindo pontes entre a moda, o digital e a gestão de pessoas, esta é a Zappos. E, agora, criou uma forma de utilizar a rede social Instagram para vender os seus produtos.
Trata-se de uma hashtag, #NEXTOOTD, que ao ser utilizada em uma selfie, faz com que um consultor de moda Zappos dê dicas de compras de roupas personalizadas, em tempo real, de acordo com o estilo da pessoa. OOTD significa “outfit of the day” – ou estilo do dia, traduzido livremente. Para participar, as contas de Instagram não podem ser privadas.
A hashtag #OOTD já vinha sendo usada há algum tempo e tem cerca de 23 milhões de imagens associadas a ela em várias redes sociais. Para uma empresa que comercializa moda on-line, o retorno desta ação simples significa descobrir um tesouro on-line, que informa o que as pessoas estão vestindo e o que elas podem vestir a seguir, investigando comportamentos e pensando em coleções futuras.
Dez entre dez marcas de moda com visão de futuro estão tentando criar maneiras inovadoras de capitalizar o digital, e as hashtags têm sido um dos principais recursos de marketing promocional utilizados (ou será que já deveríamos chamá-las de ferramenta?).
De acordo com a Zappos, um dos objetivos da #NextOOTD, além de estabelecer contato direto com os seus clientes, é investigar formas de desenvolver o comércio do “personal shopping”, pelo Instagram.