Para marcar seus 20 anos de existência, o YouTube apostou em uma série de experiências durante o VidCon 2025. As ativações espalhadas pelo festival visaram transformar a presença da plataforma em uma celebração à comunidade de criadores de conteúdo, os “Youtubers” e usuários, com direito a festa de quarteirão, lounges personalizados e cenografias instagramáveis.
Realizada anualmente em Anaheim, na Califórnia, a VidCon é considerada um dos maiores eventos do mundo dedicados à cultura digital e à creator economy. Criadores de conteúdo, fãs, marcas e plataformas se reúnem para trocar experiências, apresentar novidades e fortalecer conexões com as comunidades online.
Festa no quarteirão
Logo na entrada do centro de convenções, a plataforma montou um espaço com clima de block party — as festas no quarteirão — , acessível a todos os visitantes do evento. O ambiente contou com um jardim de esculturas em tamanho real com personagens de games populares no YouTube, uma casa para encontros surpresa com criadores de conteúdo, food trucks com snacks “trending” e lojas cenográficas com ativações fotográficas.
Lounge para criadores
Para os criadores parceiros, o YouTube preparou um lounge exclusivo com inspiração retrô, remetendo a fliperamas. Lá, os convidados podiam experimentar jogos customizados com branding da marca, tirar dúvidas com especialistas em um bar de produtos da plataforma (com uma escultura gigante de algodão-doce como destaque cenográfico), e trocar pontos por brindes personalizados — como charms e bolsas customizáveis.
Um dos grandes destaques do espaço foi a “money chamber”, uma cabine imersiva feita sob medida para explicar, de forma lúdica, os novos recursos de monetização do YouTube Live vertical.
Shorts House
No pavilhão da feira, o YouTube apresentou ainda a “Shorts House”, uma instalação interativa voltada para os fãs interessados em explorar os recursos mais recentes do YouTube Shorts. A ativação contava com múltiplos ambientes temáticos.
Em cada sala, os visitantes podiam testar filtros, efeitos e ferramentas criativas com os vídeos sendo exibidos em monitores espalhados pela instalação. Na área externa, um “quintal” convidava os fãs a relaxarem, socializarem e continuarem criando conteúdo.
Hotel dos Criadores: exclusividade e celebração
A marca também foi a única a ocupar o “Featured Creator Hotel”, espaço reservado para criadores convidados oficialmente pela VidCon 2025. O YouTube transformou o lounge da piscina com infláveis personalizados, área de minigolfe, um estúdio de conteúdo com recursos profissionais para gravação e uma atmosfera de churrasco no quintal.
O local ainda sediou uma recepção de boas-vindas para parceiros e convidados e permaneceu aberto nos demais dias como um ponto de encontro exclusivo para os principais criadores da plataforma.