Experiência de Marca

Waze fecha parcerias com prefeituras

Durante evento para a imprensa no dia 24 de outubro, em São Paulo, a empresa contou um pouco mais sobre o programa que deve expandido para outras partes do País.

O Rio de Janeiro foi a primeira cidade do mundo a receber a fase piloto do W10 Cidadãos Conectados, projeto do Waze em parceria com prefeituras para a troca de informações sobre o trânsito em tempo real.

Durante evento para a imprensa no dia 24 de outubro, em São Paulo, a empresa contou um pouco mais sobre o programa que deve expandido para outras partes do País.

Segundo Flávia Sassaki, chefe do programa de transmissão e parcerias do Waze, a iniciativa teve início a partir de um pedido do prefeito da Capital fluminense, Eduardo Paes. Ele pediu que o app colaborativo apoiasse a visita do Papa Francisco, em junho do ano passado, por meio da verificação do sistema de tráfego.

waze_aplicativo_mobileA partir de então, o serviço vem trabalhando em parceria com o Centro de Operações Rio (COR) para a disseminação de informações em tempo real sobre a situação das ruas e avenidas da metrópole.

Hoje, o programa funciona em outras dez localidades: nas cidades de San Jose, Jacarta, Boston, Tel Aviv, Barcelona, Los Angeles e Nova York; nos estados de Utah e Flórida.

Julie Mossler, diretora de comunicação do Waze, afirma que os dados da plataforma são disponibilizados para a prefeitura sem custos. “Preferimos escolher os parceiros que consideramos que saberão utilizar esses dados da melhor forma. Ainda no estágio inicial da empresa, definimos que seríamos uma empresa B2C, pois se nos tornássemos B2B o foco passaria a ser a monetização desses dados. E a prioridade é a segurança do usuário e conseguir que ele passe menos tempo parado no trânsito.”, explica.

No Brasil, o W10 Cidadãos Conectados deve chegar às prefeituras de Vitória, no Espírito Santo e Petrópolis, no Rio de Janeiro. Salvador, Florianópolis e Porto Alegre também estão interessadas no projeto, adianta Flavia. Para ela, o ponto mais interessante da parceria com o governo é saber com antecedência sobre manutenções na cidade e situações emergenciais.

Por Isabella Lessa.

 

banner holding clube