A série “Wandinha” volta à plataforma de streaming Netflix hoje (6) e, no intuito de surfar na onda de expectativas do público, diversas foram as ativações promovidas por marcas ao redor da produção.
O projeto consiste da maior campanha de divulgação já estruturada pela Netflix, segundo ela própria, e envolveu ações tanto dentro como fora do Brasil. Confira a lista com os destaques mais abaixo.
Retorno de “Wandinha” tem campanha promocional global e segunda temporada em duas partes
A segunda temporada de “Wandinha” conta com a maior campanha de marketing já realizada pela Netflix para uma produção original, envolvendo parcerias em mais de 15 países.
De acordo com a plataforma de streaming, todas as ativações foram idealizadas pelo seu time de Criação de Parcerias de Marca, o qual trabalhou com suas agências representativas nos esforços de marketing e comunicação em cada país.
O plano rendeu uma estratégia integrada, envolvendo diversas marcas e uma exposição global da série.
“Wandinha é daquelas histórias que já chegam com personalidade: visual forte, voz própria e com uma protagonista fora dos padrões. Isso abre um espaço incrível pra gente pensar diferente, sair do óbvio e construir com autenticidade, junto com marcas ousadas e ambiciosas, campanhas que têm tudo a ver com o universo da série”, comentou Fernanda Guimarães, Diretora de Parcerias de Marca da Netflix no Brasil.
“As marcas que toparam incorporar essa energia em suas campanhas tocaram os fãs muito legitimamente. Nosso time trabalhou lado a lado com os parceiros, buscando transformar o que está na tela em experiências que se conectam com a cultura, com o público e com o momento. No fim, é sobre usar a força da história para criar algo que vive dentro e fora da Netflix – e que ninguém vai querer ignorar.”
Fernanda Guimarães, Diretora de Parcerias de Marca da Netflix no Brasil
Já Magno Herran, Vice-Presidente Global de Marketing de Marca e Parcerias, brincou sobre o quando a personagem principal da série detesta o marketing tradicional, o que desafiou as marcas a criarem iniciativas criativas, sombrias e inteligentes dentro da experiência Netflix.
“O desafio divertido com Wandinha é que a própria personagem detesta marketing. Sabíamos que precisaríamos de parceiros corajosos o suficiente para entrar na brincadeira e subverter completamente a ideia de uma campanha publicitária tradicional. O resultado são campanhas globais que os fãs podem ver até enquanto assistem à Netflix – elas são inteligentes, um pouco sombrias e celebram o ‘outsider’ que existe em cada um de nós.”
Magno Herran, Vice-Presidente Global de Marketing de Marca e Parcerias da Netflix
Segundo a empresa, a série “Wandinha” foi um sucesso de público na primeira temporada, com mais de 350 milhões de visualizações desde novembro de 2022. O número a sagrou a série de língua inglesa mais popular da história da Netflix, mantendo-se por 20 semanas no Top 10 global e liderando o ranking em 90 países. Em apenas três semanas, foram mais de 1 bilhão de horas assistidas.
Para a segunda temporada, as expectativas foram ainda maiores: a campanha campanha de pré-lançamento já gerou mais de 3 bilhões de impressões orgânicas nas redes sociais, e o trailer oficial somou 169 milhões de visualizações e liderou os assuntos em alta no YouTube global.
Vale lembrar que a segunda temporada da série “Wandinha” será dividida em duas partes, com a primeira estreando hoje, 6 de agosto; e a segunda chegando mês que vem, no dia 3 de setembro.
Quais foram as ativações de “Wandinha”
Segundo a própria Netflix, “Wandinha” conseguiu voltar à percepção pública por meio de diversas ativações com marcas parceiras. O interessante é que as ações aproveitaram cada pilar de mídia, desde inserções em redes sociais e promoções, passando pelo mobiliário out of home (OOH).
Confira abaixo a lista completa divulgada pela plataforma:
Ativações no Brasil
- Nubank: curta-metragem criado com contribuições de Tim Burton e direção de Gandja Monteiro, em que o personagem Pezinho vira influenciador digital usando soluções financeiras do banco. Veiculação em anúncios na Netflix, redes sociais e TV aberta.
- Guaraná Antarctica: embalagens personalizadas e campanha digital que repagina o jingle “pipoca com guaraná” em versão mais pop e sombria, estrelada pela Mãozinha. Também veiculada no plano com anúncios da Netflix.
- Cheetos (Brasil): ação “Thing-ertips of Cheetos”, que transforma o dedo laranja dos fãs no “porta-mão” oficial da série, com ativações em redes sociais, mídia out of home, pontos de venda e anúncios na Netflix.
- Vivo: ativações digitais e em lojas físicas, reforçando o pacote que inclui Netflix, alinhando a operadora ao universo de Wandinha.
- Oreo: edição especial de “biscoito da sorte” com previsões misteriosas, retomando a parceria após o sucesso da edição Wandinha do ano anterior.
Ativações “na gringa”
- Cheetos (internacional)
- EUA & Canadá: edição limitada “Flamin’ Hot Fiery Skulls”.
- México: desafio temático em que Mãozinha tenta abrir o pacote sozinho.
- Wendy’s (EUA): combo temático gótico com molhos surpresa e design inspirado em Wandinha.
- Booking.com (global): promoção de viagens inspiradas na elegância sombria de Mortícia Addams.
- NYX Professional Makeup (França): linha de maquiagem de edição limitada para o período de volta às aulas.
- Línea Directa (Espanha): campanha inusitada de seguros “para proteger o imprevisível” diante do caos sobrenatural da série.