O presidente do Walmart Brasil, Marcos Samaha, assinou na última sexta-feira (14/10) “Acordo de Cooperação Técnica do Plano Brasil Sem Miséria”, programa do Governo Federal que visa elevar a renda e as condições de bem-estar da população mais pobre do País.
Além do Walmart, os signatários serão os Ministérios do Desenvolvimento Social, do Trabalho e do Desenvolvimento Agrário. O evento de lançamento do Pacto Sul do Plano Brasil Sem Miséria aconteceu na Assembleia Legislativa de Porto Alegre, com a presença da presidente Dilma Rousseff.
Entre as ações da varejista está promover a comercialização da produção da agricultura familiar, capacitar trabalhadores e disponibilizar canal eletrônico para artigos de pequenos produtores. Projetos da varejista, como o Clube dos Produtores, a Escola Social do Varejo e o E-Solidário, foram escolhidos pelo Governo Federal para compor o Plano Nacional.
“Para o Walmart Brasil, crescer pressupõe gerar renda, inclusão social e sustentabilidade ambiental”, afirma Marcos Samaha. “Fazemos isso no momento em que estabelecemos como missão corporativa a oferta de produtos com preços mais baixos diariamente, e como missão social, a promoção do autodesenvolvimento dos cidadãos e cidadãs”, conclui.
Clube dos Produtores
O Clube dos Produtores nasceu no Rio Grande do Sul em 2002, com 14 famílias gaúchas associadas, das quais foram adquiridos R$ 647 mil em produtos, e chega em setembro de 2011 com nada menos de 8.742 famílias associadas em 12 Estados brasileiros.
Este ano, no País, eles deverão fornecer para a rede varejista mais de R$ 125 milhões em produtos in natura e industrializados por suas pequenas indústrias. Nos últimos cinco anos, a compra dos associados do Clube aumentou, em média, 15% ao ano. No Rio Grande do Sul já são hoje mais de 970 famílias associadas.
Escola Social do Varejo
Criada em 2010 com objetivo de profissionalizar jovens de baixa renda para o mercado de trabalho, a Escola Social do Varejo já conseguiu empregar 80% dos alunos que capacitou no primeiro ano.
No Rio Grande do Sul, 90 jovens da turma de 2010 estão empregados e outros 220 seguem em sala de aula, em parceria com Secretaria Estadual de Educação. Em todo o País, 1.786 jovens estão em treinamento, com conclusão prevista para novembro deste ano. A meta segue ousada: inserir no mercado 80% deles.
E-Solidário
A seção de produtos artesanais do site de vendas do Walmart Brasil, chamada E-Solidário, foi lançada junho de 2010 e desde então disponibiliza cerca de 378 produtos artesanais (caixas organizadoras, chinelos, lixeiras, nécessaire, porta-lápis, relógios, além de bolsas e acessórios para casa e cozinha) oriundos de 36 empreendimentos sociais localizados nos Estados do Paraná, São Paulo, Maranhão e Minas Gerais, onde mais de 1,8 mil pessoas são beneficiadas.
A categoria E-Solidário foi montada em parceria com o Instituto Walmart e a Solidarium, instituição que atua como uma rede de criação, produção e distribuição de produtos alinhados aos princípios do comércio justo e ecologicamente correto.
Recentemente, a Solidarium conquistou o prêmio Ashoka Changemakers e foi nomeada uma das cinco organizações mais inovadoras do mundo no desenvolvimento econômico de comunidades de baixa renda.
Mulheres Pedreiras
Também em alinhamento com as iniciativas do Governo Federal está o programa do Walmart que absorverá a mão-de-obra feminina formada nas turmas do “Curso de Formação de Mulheres Pedreiras”, promovido por prefeituras em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), ligada à Presidência da República.
A iniciativa é inédita no varejo brasileiro. Na prática, a ação prevê a contratação de 200 trabalhadoras para construção das lojas da rede. A primeira obra é em São Bernardo (SP) que conta com 50 mulheres.