Experiência de Marca

Vendas do "pau de selfie" para as férias estouram

O acessório, um bastão retrátil que é acoplado ao telefone celular e a câmeras, chegou para inovar na moda dos autorretratos, permitindo colocar a turma inteira em uma mesma foto.

Na bagagem rumo às férias, não devem faltar roupas leves, chinelo e o monopod. A nova febre do verão, que em inglês é o selfie stick e no português popular o “pau de selfie”, está com espaço garantido na mala dos mineiros.

O acessório, um bastão retrátil que é acoplado ao telefone celular e a câmeras, chegou para inovar na moda dos autorretratos, permitindo colocar a turma inteira em uma mesma foto.

Encontrado de R$ 50 a R$ 200, o bastão está bombando no comércio popular, onde as vendas foram recordes no Natal e agora embarcam nas férias. Até mesmo quem não é especializado na tecnologia está oferecendo o produto para aproveitar a temporada.

Foto: AFP Photo/Ed Jones.

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Luciana Alves, vendedora, de 22 anos de idade, tem longos cabelos escuros, olhos verdes, ares de modelo e gosta de ver o seu autorretrato na tela. Ela esbanja sorriso e faz pose para a câmera presa ao monopod de seu colega, o vendedor e jogador de futebol Charles Spurgeon.

Ele, que é profissional com a bola, também manipula bem o bastão e se diverte fazendo fotos com os colegas. Enquanto aguarda uma oportunidade nos gramados, Spurgeon trabalha vendendo o acessório, na Upbox, ponto de venda no Shopping Oiapoque. “Vendo pelo menos 30 por semana. Os preços variam entre R$ 70 e R$ 80”, comenta Spurgeon, explicando que o produto traz bluetooth e vem com botão para acionar o celular.

O monopod é facilmente encontrado em três tipos, sendo que, em todos os modelos, os bastões são retráteis, podendo ser inclinados ao gosto dos fotógrafos, que também controlam a melhor distância e ângulo.

Segundo lojistas ouvidos pela reportagem, o modelo mais procurado tem sido o bastão com o bluetooth integrado. Ele traz um botão que, ao ser clicado, dispara a câmara do celular.

O equipamento é vendido também no modelo que vem com disparador externo sem fio, de onde é acionada a câmera, e ainda em um modelo simples no qual a câmara do celular é programada para clicar de forma automática.

“O mais vendido é o monopod com o botão que dispara o celular no próprio bastão. Basta a pessoa escolher se quer usar o sistema iOS ou Android”, explica Charles.

A família do metalúrgico Teumar Almeida se prepara para as férias em Niterói, no Rio de Janeiro. Ele e sua mulher, a pedagoga Silvana Aleixo, vão de carro com as duas filhas para a praia.

Teumar confessa que é aficionado por tecnologia e não perde as novidades do mercado. Antes de comprar seu monopod, ele fez pesquisa e encontrou preços de até R$ 200. Decidiu adquirir um bastão com bluetooth, zoom e disparador acoplado.

“Vou comprar um produto que parece bom por R$ 70 e testar, se gostar, depois compro outro.” Teumar conta que o selfie stick vai ser uma diversão para a família.

Na loja TM Celulares, o vendedor Felipe Chaves diz que são 20 produtos vendidos por dia, mesma média apontada por Wendson Ribeiro, da WV Celulares.

“O monopod é a sensação do momento. Vendeu muito bem no Natal e a procura continua grande em janeiro.”, afirma o comerciante.

Camila Rocha trabalha na loja de produtos eletrônicos de seu pai, a Espaço Digital. Ela diz que a mercadoria mais procurada custa cerca de R$ 60 e que ela não vende menos de dez por dia.

O empresário Bruno Bomfim acaba de chegar da praia Dunas de Itaúna, no Espírito Santo, onde foi de férias com a namorada. Ele comprou um monopod por R$ 50 para registrar a viagem em selfies.

No entanto, ele diz que a resolução e qualidade das fotos tiradas pela câmara frontal do celular não é tão boa. “O melhor mesmo é comprar uma pequena câmara de alta resolução que também pode ser acoplada ao bastão e permite tirar fotos até debaixo d’água”, comenta.

Fonte: Marinella Castro/Encontro.