Terminou no último sábado (10/12), o Vans World Cup of Surfing, 11ª e última etapa do World Tour da ASP, disputada na lendária praia de Pipeline, Havaí, válida também pela última etapa da Tríplice Coroa Havaiana. A sequência de eventos serviu como principal vitrina mundial para marcas de surf.
Dois nomes se destacaram no final de semana que encerrou a temporada 2011 do surf mundial: o surpreendente australiano Kieren Perrow, que fez história ao vencer um evento do WT pela primeira vez, e o jovem havaiano John John Florence, que foi o grande destaque da competição, perdendo apenas nas finais para o big star Kelly Slater. Ainda assim, segurou o título da Triple Crown havaiana, conjunto das três últimas provas da temporada (os primes de Haleiwa e Sunset e a etapa final em Pipeline).
O australiano Kieren Perrow venceu a última competição... ...mas o jovem havaiano John John Florence foi o grande destaque e levou a Tríplice Coroa 2011. A indústria do surf movimentou em 2011 mais de 30 bilhões de dólares distribuídos pelo setor de moda, mas também em música, acessórios, campeonatos, patrocínios e publicações.
Nos Estados Unidos, o surf representa 3% do faturamento bruto do setor de vestuário esportivo e é, hoje, o décimo-primeiro maior segmento da economia americana, movimentando cerca de U$ 6 bilhões ao ano.
No Brasil, o surf movimenta cerca de R$ 2 bilhões ao ano e emprega direta e indiretamente, cerca de 140 mil pessoas, segundo estimativas do mercado nacional e a Billabong aproveitou o mega-acontecimento para promoção em suas lojas.