Pelo terceiro ano consecutivo, o Anuário Brasileiro de Marketing Promocional e Live Marketing, cuja distribuição será realizada no final de janeiro de 2014, apresentará o Índice Promoview resultado da sondagem feita pelo site junto as agencias especializadas.
Os números deste ano dão sequência ao Marco Zero, estabelecido na edição de 2011 do Anuário, e apresentam dados que vão balizar as decisões dos executivos que atuam neste mercado.
O resultado revela que as agências cresceram, em média, 5,5% no ano de 2013. Com esse índice, a estimativa é de que o mercado teve um faturamento global de U$ 21,8 bilhões, contra os cerca de U$ 20.673 bilhões em 2012.
Em uma avaliação global, o estudo concluiu que o mercado promo brasileiro continuou sofrendo, no ano de 2013, as consequências da crise mundial de 2008.
Novamente, o segundo semestre do ano foi o responsável pelo índice positivo em contraste com o baixo numero de ações desenvolvidas no 1º semestre de 2013.
“A expectativa é da reversão deste quadro para 2014, com um primeiro semestre pujante por conta das intensas atividades promocionais pela realização da Copa do Mundo em Junho”, analisa Júlio Feijó Neto, especialista responsável pelo índice Promoview.
“Entretanto, ninguém se arrisca a prever como será o segundo semestre, onde acontecerá a eleição presidencial e o mercado voltará a realidade com boa parte dos consumidores endividados, inflação em alta e os índices econômicos estagnados por um governo que prefere manipular os números do que atacar as causas do fraco desempenho”, completa Feijó.
Nesta sondagem, Promoview perguntou aos entrevistados qual foi o desempenho percentual do faturamento bruto da agência em 2013 com relação a 2012.
O resultado completo poderá ser avaliado nas páginas do Anuário 2014.
Veja também o ranking das agências promo brasileiras clique aqui