Reciclagem de garrafas de vidro valem dinheiro com a Heineken

02/10/2019


Batizada de 'Volte Sempre', a iniciativa, que está em fase piloto e terá duração de três meses, faz parte do Movimento Mais com Menos criado pela companhia, e busca promover o descarte correto deste tipo de resíduo.

O Grupo Heineken disponibilizou nove máquinas que trituram garrafas de cerveja de vidro, em unidades dos supermercados da rede Pão de Açúcar e Extra, localizadas na Capital paulista.

Confira as últimas novidades do varejo aqui.

Leia também: Natura e Heineken juntas em prol da sustentabilidade no RiR.

Para incentivar a participação do público frequentador destes supermercados, o Grupo trouxe também a Méliuz como parceira da ação, startup brasileira de cashback (sistema que devolve ao consumidor uma porcentagem do valor gasto em compras).

Para essa iniciativa específica, a cada garrafa reciclável de vidro depositada na máquina de triturar, o participante receberá R$ 0,10 de cashback (retorno de uma parte do investimento) no aplicativo da Méliuz.

Ao completar R$ 20,00 de saldo no extrato da Méliuz, o consumidor poderá solicitar o resgate do valor para sua conta corrente ou poupança, sem nenhum custo.

“O desafio dos resíduos sólidos já vem de muito tempo e pouco avançamos como sociedade nos últimos anos. Se não envolvermos, de fato, todos os elos da cadeia, a solução não será sustentável. Foi neste contexto que surgiu esta iniciativa, que tem o consumidor como elo impulsionador de todo o processo. A ideia é gerar conhecimento e trazer esta ideia de que a mudança está em cada um.” explica Ornella Vilardo, gerente de Sustentabilidade do Grupo Heineken no Brasil.

A iniciativa considera todo o ciclo de logística reversa do vidro, do início ao fim. As máquinas alocadas nos supermercados são de propriedade da Seiva Coleta, primeira indústria de beneficiamento de vidros de Minas Gerais, que conta com investimento pioneiro do Grupo Heineken no Brasil.

A tecnologia desenvolvida para a máquina permite que ela se comunique com um parceiro logístico quando atinge 70% de sua capacidade de lotação, gerando um pedido de retirada.

A coleta dos materiais será realizada por motociclistas, responsáveis por levar, em embalagem especial e segura, o vidro acumulado às cooperativas parceiras, Granja Julieta, Coopercaps, Cooperglicerio e Cooppamare, que cuidam do beneficiamento do vidro e dão continuidade ao processo de reciclagem, vendendo o material à MassFix, empresa de gestão de resíduos de vidro.

Essa empresa, por sua vez, completa o ciclo desta logística reversa, revendendo o vidro às empresas de fabricação de garrafas. Essa ação começou no dia 13 de setembro e vai até o dia 13 de dezembro deste ano.

“Nós tomamos o cuidado de pensar e toda a cadeia de reciclagem dos materiais que serão coletados por essa iniciativa, selecionando parceiros alinhados à nossa forma de atuar, sempre com paixão e respeito.” completa a executiva.

Além disso, a iniciativa “Volte Sempre” engloba ainda uma campanha com 300 bares no bairro Moema, em São Paulo, que visa levar conhecimento e conscientizar os consumidores sobre a maneira certa de descartar os resíduos de vidro.

Para aqueles que forem compartilhar a cerveja com os amigos, os garçons irão sugerir a garrafa de 600ml, que são retornáveis. Em alguns desses bares e de forma itinerante, uma das máquinas da 4Glass será disponibilizada para que os clientes dos estabelecimentos tenham acesso e conheçam a ação que estará acontecendo nos supermercados.

Para saber mais sobre o Volte Sempre, acesse o site.

Fonte: Redação.

TAGs: grupo-heineken insta marketing-sustentável ponto-de-venda Sustentabilidade