Startup, que já tem uma loja em Vitória (ES), aposta na inteligência artificial para proporcionar uma experiênciade consumo sem funcionários.
A startup Zaitt vai abrir, até o fim de fevereiro, uma loja autônoma em São Paulo.
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O mercado funcionará praticamente sem funcionários – apenas uma pessoa fica responsável pela reposição de produtos. Desde a entrada do consumidor no estabelecimento até o pagamento, tudo será realizado de maneira automatizada.
A startup aposta na inteligência artificial para simplificar todo o processo da compra. O acesso é controlado: clientes cadastrados no aplicativo entram na loja por reconhecimento facial – sem nem precisar tirar o celular do bolso.
Depois de escolher seus produtos, ele pode sair do mercado sem passar no caixa. A conta é cobrada no próprio app.
Lojas autônomas já são uma realidade em algumas cidades dos EUA e da China, mas Roberto Passos, head de operações da Zaitt, revelou que toda a parte tecnológica é desenvolvida dentro da empresa.
Na América Latina, a startup é pioneira neste tipo de tecnologia.
O negócio da Zaitt
Apesar da loja piloto ter tido boa aderência em Vitória – foram cerca de 20 mil vendas em um ano – os mercados autônomos são um mostruário do que a tecnologia da Zaitt é capaz.
“A ideia é fazer parcerias com varejistas renomados e oferecer a nossa tecnologia, com nosso modelo. Assim, o cliente deste player poderá ter a experiência da compra autônoma, que é o nosso forte.”, explica Roberto Passos.
Em São Paulo, a previsão é de abertura de quatro lojas, sendo a primeira no bairro do Itaim Bibi até o fim de fevereiro. “A loja conversa e interage com o cliente. É toda uma experiência excepcional de consumo, que está tendo uma ótima recepção do público.”, diz o head de operações.
Diferentemente da loja em Vitória, o mercado em São Paulo terá produtos que vão além da conveniência. Com o dobro do tamanho da primeira unidade, ela terá “a cara de um empório”, segundo Roberto, e permitirá novos testes com um público maior