A indústria produtora de alimentos cozidos a vapor e embalados a vácuo assume as suas responsabilidades em relação ao meio ambiente e desenvolve práticas sustentáveis em sua fábrica, no Paraná. Acreditando sempre no desenvolvimento sustentável a empresa aplica práticas sérias de gestão ambiental.
A adoção de processos com uso racional dos recursos naturais, a baixa geração de resíduos e a reutilização ou reciclagem dos mesmos, é parte integrante das ações da Vapza em prol do meio ambiente.
O Plano de Gerenciamento de Resíduos visa o acondicionamento e armazenamento, coleta e transporte, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos recicláveis.
Contempla também a destinação correta dos resíduos sólidos não recicláveis, que são aproveitados por produtores rurais locais da cidade de Castro, através de uma parceria onde essas sobras são aproveitadas para alimentação animal e adubação do solo, beneficiando dezenas de produtores cadastrados.
A Vapza considera que todas estas ações são necessárias, e que todos somos responsáveis pelo meio ambiente: “Para nossa marca, se preocupar com o meio ambiente é mais que um dever; torna-se um prazer retribuir à natureza tudo o que ela nos proporciona”, afirma Enrico Millani, diretor executivo da marca.
O diretor diz ainda que “Uma empresa sustentável é a que vai além; àquela que tem uma postura ética e de colaboração em relação à comunidade, funcionários, clientes e fornecedores. Cada um deve fazer sua parte desde juntar um lixo na rua até estar engajado em alguma ação social que vise à melhoria ambiental do nosso planeta”.
A fábrica emprega mais de 270 pessoas e gera milhares de empregos indiretos, tem capacidade produtiva de 900 toneladas ao mês.
Além destas ações ambientais, a Vapza, estando em sintonia com a comunidade local promove ações sociaiscomo almoços beneficentes, e parcerias com entidades filantrópicas; investe também na educação de seus colaboradores com ações e programas que visam à conscientização no cuidado ao meio ambiente.