Depois dos percalços enfrentados um pouquinho antes — e até durante — a pandemia, a rede Starbucks busca um retorno ao seu auge: a marca anunciou o lançamento da campanha “Vamos retomar?”, que traz diversos incentivos de interação entre suas lojas e o consumidor.
A campanha da Starbucks é a primeira sob a nova gestão: em outubro, a ZAMP (a mesma que opera franquias como Burger King e Popeye’s) assumiu a gestão de ativos da marca, agora estudando formas de reerguer o prestígio da empresa que já foi a mais conhecida do mundo no ramo das cafeterias rápidas.
“Vamos retomar?” explora a nostalgia dos clientes assíduos de Starbucks com bebidas grátis e outras ofertas
Idealizada pela AlmapBBDO, a campanha “Vamos retomar?” de Starbucks tem dois objetivos centrais: reconquistar os clientes mais assíduos do período pré-turbulência da marca, ao mesmo tempo em que mira na captura de novos clientes, incentivando-os a entender o motivo da empresa ter esse histórico tão grande.
Para isso, a novidade engloba diversas ações: especialmente hoje (16), a rede Starbucks — todas as lojas do país — vai oferecer uma bebida gratuita (entre um café filtrado Short de 200ml ou um Pitaya Manga Refresher Tall de 300ml) para consumidores que fizerem qualquer pedido e publicar o produto no Instagram, marcando o perfil da marca (@starbucksbrasil) e usando a hashtag #vamosretomar.
Depois, a partir da próxima terça-feira (17) e até o dia 20, qualquer pedido acima de R$ 40 em uma loja da Starbucks poderá render uma embalagem de 250g de café em grãos (Brasil Blend, Kenya, Sumatra, Pike Place ou Colombia). Os grãos são todos de origem 100% arábica, e clientes particularmente entusiastas do café poderão solicitar a moagem na hora, incentivando uma interação maior entre os fãs e a marca.
“Mais do que um café, a Starbucks volta a ser parte da rotina dos brasileiros, seja para trabalhar, se encontrar com amigos ou fazer uma pausa. Queremos reassumir nosso papel como terceiro lugar e ponto de encontro cultural, além de lembrar aos consumidores que somos, acima de tudo, especialistas em cafés de alta qualidade. Estamos vivendo um momento muito especial da Starbucks Brasil. Esta semana de ativações é o início de uma jornada de reencontro com os nossos clientes”, comenta Mariane Wiederkehr, Vice-Presidente da Starbucks no Brasil.
A Starbucks não tinha falido?
Quem vê a Starbucks concentrando esforços na campanha “Vamos retomar?” vai lembrar de quando a empresa enfrentou maus bocados entre 2023 e 2024: anteriormente operada pela SouthRock Capital, a popular marca de cafeterias não chegou a falir — no sentido literal da palavra — mas viu seus negócios enfrentarem um período bastante turbulento.
Em outubro de 2023, a SouthRock entrou com um pedido de recuperação judicial após ver a marca Starbucks reduzir seu volume total de vendas, em meio a crises internacionais que levaram à insatisfação de clientes, bem como problemas trabalhistas em vários países — problemas esses que, embora ocorridos foram do Brasil, impactaram grandemente o poderio da rede.
Foi só em 2024 — fevereiro, especificamente — que a ZAMP demonstrou interesse na aquisição de ativos do Starbucks. Do interesse à negociação prática, já era junho e, finalmente, um ano depois da recuperação judicial da SouthRock, a ZAMP entrou como a nova operadora da Starbucks no Brasil, em um acordo que lhe permitia o uso irrestrito da marca em caráter de gestão promocional e operação de vendas.
“Estamos vivendo um momento muito especial da Starbucks Brasil. No primeiro trimestre de 2025, registramos um forte desempenho em vendas nas mesmas lojas – um reflexo direto da conexão com nossos clientes e da força da marca no país”, afirma Mariane.
“Seguimos comprometidos com a jornada da marca e inovando com lançamentos – como os novos sabores do cardápio de outono, além do cardápio especial de inverno, previsto para julho. Anunciar tantas novidades ao mesmo tempo é parte de um projeto maior, que celebra nossa história no país.”
Mariane Wiederkehr, Vice-Presidente da Starbucks no Brasil
De lá até aqui, a campanha “Vamos retomar?” é a primeira de grande escala, oferecendo bebidas grátis ao cliente Starbucks. Antes disso, no entanto, a marca já vinha fazendo ações sazonais de lançamentos: um destaque da estação é o menu especial de outono, disponível até 30 de junho, que traz o Starbucks Chocolate Branco Macadâmia nas versões quente e gelada, o Bubble Iced Chá Verde Latte e o Bubble Morango Frappuccino.
Completando a seleção, o café especial de origem única Colombia Nariño entrega uma bebida encorpada e complexa, com notas marcantes de avelã e cacau em pó, fruto de um processo de cultivo cuidadoso que evidencia a excelência dos produtores colombianos.
Desde que finalizou a negociação, a ZAMP também vem trabalhando em novas linhas de itens colecionáveis da Starbucks no mercado brasileiro.