Experiência de Marca

Urban Gallery chega a São Paulo e Rio de Janeiro

O projeto criado pela Brookfield Incorporações tem como objetivo modificar a paisagem urbana por meio de intervenções artísticas em seus tapumes.

O projeto Urban Gallery, criado pela Brookfield Incorporações para modificar a paisagem urbana por meio de intervenções artísticas em seus tapumes, recebe mais uma edição em empreendimentos do Rio de  Janeiro e São Paulo.

A arte do artista espanhol Ros Dolan foi a escolhida para ilustrar o tapume de 255 m do empreendimento Brookfield Towers, na Marginal Pinheiros, em São Paulo. No Brasil, Dolan utilizou a performance de 12 mulheres – dançarinas, artistas plásticas e atrizes – que executaram o trabalho comandado por ele.

Dolan é artista de rua e reconhecido internacionalmente por suas obras para grandes empresas, e liderou a ação neste final de semana diretamente de Barcelona. Suas doze colaboradoras/pintoras brasileiras vestiram macacões brancos enquanto pintaram o tapume seguindo as coordenadas do artista.

Já no Rio de Janeiro, a empresa leva pela primeira vez o projeto à Zona Norte da cidade, no tapume do empreendimento Vila das Fontes, na Vila da Penha. Desta vez, os artistas responsáveis pela transformação trabalham em parceria com o projeto Quixote, uma ONG que atua com crianças, jovens e famílias em complexas situações de risco por meio de atendimento clínico, pedagógico e social. São eles: Jerry Batista, Marcus Vinicius Enivo, Fabio Pereira Wolpy,  Otavio Fabro Ota e Bruno Pastore.

De acordo com Adriana Pusch, diretora de Marketing Institucional & Responsabilidade Social da Brookfield Incorporações, a realização desta nova etapa do Urban Gallery segue um projeto amplo da empresa diretamente ligado ao cotidiano das cidades.

“Sabemos da importância do nosso papel no redesenho na paisagem urbana das cidades onde atuamos e com a sua sociedade.  O projeto reforça essa nossa atuação, criando uma oportunidade de levar arte ao grande público e interferindo de forma inovadora nas metrópoles”, afirma.

Lançado em 2010, o Urban Gallery já transformou os tapumes da incorporadora nas cidades de São Paulo (SP), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), Belford Roxo (RJ), Brasília (DF), Goiânia (GO) e Curitiba (PR). Desde o ano passado, a exposição já somou mais de 3.450 m² de área, o que faz do projeto uma das maiores exposições realizadas a céu aberto no País.

A ação conta com uma parceria com a agência Ginga e com a curadoria da Rojo, produtora que atua na cena cultural internacional há mais de dez anos, com escritórios em Barcelona (Espanha), Milão (Itália) e São Paulo (Brasil), além de  uma rede com mais de 25 galerias associadas ao redor mundo, a artspace network.