Ao ser convidada pela GloboNews para criar e produzir as ações de live marketing do canal na Campus Party, a equipe da UP line considerou quais ações realmente seriam não apenas percebidas pelo público, mas vivenciadas.
O que os campuseiros – como são conhecidos os participantes do evento – realmente querem e valorizam? “Para responder tal questão, antes mesmo de iniciarmos nosso processo criativo, fizemos um estudo aprofundado sobre a feira e para isso consideramos fundamentalmente sua estrutura, o perfil e as necessidades do público”, comenta Marcella Mugnaini, CEO da agência.
O estudo resultou em três insights. O primeiro deles – necessidade de compartilhar a experiência vivida na sétima edição da Campus Party Brasil –, não surpreendeu a equipe da UP line, considerando o perfil do público do evento, geeks, nerds, empreendedores do universo digital, gamers, cientistas e muitos outros criativos.
Pensando nisso, e para ampliar o alcance dessas mensagens para além da rede de amigos, a agência, em conjunto com a ação do Globo Universidade e do canal GloboNews, disponibilizou o link para o envio de vídeos feitos durante o evento.
Os melhores vídeos foram transmitidos no programa Navegador, que vai ao ar aos sábados, às 20h30, e, que, no dia 1º/02, teve a Campus Party Brasil 7 como tema.
As outras duas necessidades dos participantes, apontadas pelo levantamento da agência, que motivaram o desenvolvimento de ações foram a dificuldade que os participantes têm de se localizarem na área de camping, e, talvez, a mais temida delas, a falta de energia para acompanhar essa maratona de informações e novidades.
Para solucionar o problema de localização, a agência distribuiu balões de gás hélio coloridos, que ajudaram os campuseiros a localizar mais facilmente suas barracas no meio de milhares de outras idênticas.
Junto a esses balões tinha um convite para que os campuseiros participassem da ação de marketing promocional transmitida e enviassem vídeos para o site. Para que essa ferramenta funcionasse, além das cores diferentes, apenas 1.200 balões foram distribuídos.
Por fim, e para que os campuseiros conseguissem dar conta da maratona, a equipe da UP line fez uma conexão entre o slogan do canal – “O Canal que Nunca Desliga” – e a vontade dos participantes de não desligar, e distribuiu energéticos personalizados durante o evento, ampliando o engajamento da ação transmídia e comunicando a apresentação de Alê Youssef, apresentador do programa Navegador, que na Campus Party, mediou um debate sobre inovação e empreendedorismo.
“A ação na Campus Party teve todo o conceito do canal GloboNews e do programa Navegador, que tem seu foco baseado em serviço. As ideias da UP line foram essenciais para o desenvolvimento desta ação de live marketing”, avalia Claudia Lira, gerente de programação, marketing e promoções da GloboNews.
Maior encontro tecnológico do mundo – a Campus Party, reuniu cerca de oito mil pessoas, e, nesse ano, aconteceu entre os dias 27/01 e 02/02, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.