São Paulo - O Universo TOTVS começou no último dia 17, terça-feira, em São Paulo, com a intenção de mostrar como a tecnologia e o marketing podem (e devem!) trabalhar juntos para que ambos tragam melhorias mútuas. Dada a premissa de ser um evento voltado ao setor B2B — ou seja, soluções corporativas apresentadas para clientes corporativos — você estaria perdoado se pensasse tratar de uma ocasião mais…petit.
Perdoado. Mas também errado: ocupando boa parte do Expo Center Norte, o Universo TOTVS não deve em nada mesmo para os eventos B2C, comumente maiores, como a gamescom latam. Aqui, no entanto, temos uma curva ascendente: segundo a BTO+, agência responsável pela entrega do evento e seu marketing, em 2024, foram 28 mil metros quadrados (m²) ocupados, 559 profissionais de montagem e 6 meses de pré‑produção, um aumento de 47,37% em relação ao ano anterior. Embora os números de 2025 ainda não tenham sido tabulados, a expectativa pelo seu crescimento é bem grande.
Universo TOTVS mostra que “evento grande” é menos sobre “tamanho” (e mais sobre “entrega”)
A primeira coisa a se notar foi o quão…massivo é o Universo TOTVS. Não no sentido literal: em tamanho, eventos como a Brasil Game Show (resguardadas as devidas naturezas) ainda são maiores, com mais estandes. Mas a ocasião apresentada por uma das maiores empresas de tecnologia do país não quer “fazer volume”.
A vantagem do Universo TOTVS reside, primeiro, na apresentação: os tapumes e estandes bem altos — consideravelmente mais altos do que o normalmente visto — dão uma certa claustrofobia inicial. As paredes altas nos impedem de enxergar um estande a não que já estejamos à frente ou perto dele.
O que pode parecer um problema, na verdade, se mostrou uma oportunidade: um estande pelo qual o visitante normalmente passaria batido, acabava oferecendo um incentivo subconsciente de fazê-lo parar e acompanhar (talvez até engajar) as ativações propostas.
O resultado: nenhum estande, nenhuma marca estava “vazia”. Brindes acabavam e eram repostos com velocidade simplesmente porque a fila de gente participante nunca “acabava”. Convenhamos, com 290 apresentações, toda ocupação é bem-vinda em uma programação tão recheada.
O que nos leva ao segundo ponto: sim, o Universo TOTVS tem muita fila. Longas, até. Em determinados momentos do dia, o número de pessoas alinhadas dobrava esquinas — por vezes, até ocupava a porta de entrada de outras salas, o que, sim, é bem inconveniente. Em um almoço na semana anterior do evento, apresentado pela BTO+ ao Promoview e seletos membros da imprensa, nós tivemos acesso a algumas das expectativas da agência para a ocasião — uma delas, no entanto, se destacou: 20 mil pessoas em dois dias “pelo menos”, segundo a co-CEO Natalia Reia.
Considerando os números do ano passado, as chances são grandes: em 2024, foram 18 mil participantes — cerca de 50% a mais que os 12 mil de 2019, quando o evento teve uma paralisação devido à pandemia.
Mas as filas eram bem contextuais: note que não usamos o negrito à toa quando mencionamos “determinados momentos do dia”. A organização de calendário foi estratégica aqui: os conteúdos mais esperados eram “espertamente” posicionados em momentos de fluxo aumentado, propositalmente localizados em diversos pontos dos pavilhões ocupados.
Por exemplo: às 13h, uma das tracks era voltada a novas formas de interpretação de dados para auxílio em marketing e vendas. O horário foi a chave: ao assegurar a realização da ocasião no convencional “pós-almoço”, o Universo TOTVS garantiu não só que o povo voltando para “o trabalho” já tivesse uma atividade programada, mas também que a praça de alimentação não ficasse abarrotada. Quem foi almoçar uma hora antes, já tinha tempo de voltar para consumir mais conteúdo, liberando espaço para quem fosse comer depois.
Mesmo a sala de imprensa — notoriamente menor do que em outros eventos, vale ressaltar — tinha um fluxo subentendido: assessores e jornalistas entravam, sentavam, escreviam e trabalhavam rapidamente, e deixavam o recinto (se muito, certas pessoas aproveitaram para roubar tomar um café ou 30…profissionais da comunicação, em geral, raramente negam pequenas gratuidades). Nada ficava lotado, ou intransitável, muito menos irritante.
Se muito, o Universo TOTVS desagradou em aspectos alheios ao controle da empresa ou da agência — o ar condicionado estava, nas palavras de um bom frequentador de botequim que permanecerá não nomeado em nome do bom profissionalismo, “trincando tal qual eu gosto da minha cerveja, mas eu não sou a cerveja”.
De uma forma geral, no entanto, o Universo TOTVS entregou uma ocasião de bastante favorecimento, com direcionamento bem inteligente de conteúdo e público.
Vale lembrar, o evento ainda está em curso hoje (18).