A Unicef pediu à agência Neozink para que criasse uma maneira das pessoas saberem sobre os problemas de saúde que quatro milhões de crianças que vivem em condições escassas em todo mundo, sofrem.
A ideia era de que as pessoas percebessem os problemas e ao mesmo tempo, fizesse uma pequena doação. Então, a agência criou a primeira vending machine que ajuda a salvar a vida de uma criança.
A equipe da Neozink foi até Xanadú Madrid, um dos centros comerciais mais importantes da Espanha e desenvolveu toda uma estratégia de comunicação usando a ideia de “lista de compras” como fundamento para impactar os consumidores.
A ação de live marketing teve duas etapas. A primeira consistiu em colocar cartazes em forma de bloco de notas, post it’s gigantes, anúncios e banners nas paredes do centro comercial onde as pessoas poderiam visualizar uma lista de compras com preços para cada item e ajudar a pagar uma vacina para uma criança necessitada.
A segunda etapa consistia em fazer as pessoas irem até à vending machine onde as pessoas poderiam adquirir um cartão, pagando o equivalente a produtos ou equipamentos de saúde para os pequenos. O mecanismo funcionava como uma máquina normal: os usuários inseriam moedas, escolhiam o tipo de doação e pegavam seu item.
Durante os sete dias que a máquina esteve em funcionamento, 500 pessoas participaram e cerca de cinco mil dólares foram arrecadados, quantidade essa que foi duplicada por Xanadú para completar a doação. Veja: