A Uni-ball é uma daquelas empresas que investe pesado em televisão nos EUA. São dezenas de spots anualmente para contar os motivos porquê suas canetas são melhores do que as dos concorrentes, tanto em preço, quanto em performance.
Pelo menos até aqui foi assim. Este ano a marca decidiu partir do ‘contar’ para o ‘mostrar’ e fez uma mudança radical nos seus investimentos em mídia: migrou todos os gastos com TV para um programa digital, suportado por ações promocionais no PDV.
A mudança começou quando a marca identificou que dificilmente atingiria seu target – homens dos 15 aos 34 anos – através de investimentos em TV. Assim, passou a investir em mídias sociais e digitas.
A primeira ação foi a exibição de vídeos virais no Facebook, o ponto focal da campanha, que possibilitou dobrar a base de fãs para 23 mil já nos primeiros dias da ação, iniciada em 23/06.
Já nas lojas, 2 milhões de packs com as canetas Uni-ball incluíam QR codes, direcionando os compradores para a página no Facebook. Ao acessar a rede os fãs podem concorrer a eletrônicos, equipamentos esportivos, gift cards e ingressos para cinema. Uma série de games também está disponível para quem seguir a marca na rede social.