Experiência de Marca

Umbro oficializa patrocínio ao Grêmio

A marca apresenta já na próxima quinta-feira (08/01), em um evento aberto na Arena, em Porto Alegre, os trajes que desenvolveu para o clube gaúcho.

Neste ano, quando Marcelo Grohe entrar em campo para impressionar os torcedores com suas defesas, ele e seus colegas de equipe estarão de uniforme novo.

A partir desse mês, o Grêmio aposenta as camisas da Filon, que veste desde 2005, e passa a ser oficialmente patrocinado pela Umbro. A marca apresenta já na próxima quinta-feira (08/01), em um evento aberto na Arena, em Porto Alegre, os trajes que desenvolveu para o clube gaúcho. As novas parceiras ainda não divulgam, no entanto, de quanto tempo será o contrato.

Foto: Getty Images.

torcida gremio_foto getty images

O Grêmio, que ficou em sétimo lugar no último Brasileirão, completou quase dez anos com a antiga fornecedora. A empresa é distribuidora e fabricante de marcas como Puma e Topper, ambas usadas pelo clube de 2005 a 2010 e de 2011 até o ano passado, respectivamente. Antes disso, o time era patrocinado pela italiana Kappa.

A negociação com a nova parceira foi uma via de mão dupla. A marca esportiva já havia pensado no time e vice-versa, diz Dante Grassi, gerente de marketing da Umbro no Brasil.

A marca defende ser uma das que mais investem em clubes e é a que deve crescer mais rápido nesse quesito, afirma Grassi. No Brasil, patrocina Vasco, Náutico, Chapecoense, Joinville, Remo, Krona Futsal e Atlético Paranaense. Além do Grêmio, outros clubes entrarão para o grupo neste ano.

“A estratégia é continuar investindo em novos clubes e novos atletas”, diz. “Começamos com uma levada mais forte recentemente, de dois anos para cá, então não faz sentido parar agora.”

Briga de Gigantes

A Umbro reconhece que, no mercado brasileiro, os grandes times já têm patrocínio, mas quer continuar a aposta neles. No caso do Grêmio, há um diferencial: a equipe tem a torcida que mais compra uniformes oficiais, segundo a empresa.

“Com esse relançamento da marca aqui, começamos a brigar com força, de igual para igual, por esses grandes clubes.”, diz Grassi. De acordo com a marca, que concorre de forma “saudável” com empresas como Adidas, Nike e Puma, o valor agregado nos produtos que desenvolve consegue ser ainda maior, graças à qualidade britânica.

A empresa não revela números absolutos em relação a seus investimentos, tanto nos clubes brasileiros em geral como no acordo com o Grêmio. Mas informa que teve um aumento de investimento em clubes, nos últimos dois anos, de 50%. Foi uma decisão estratégica global começar a investir com mais peso em equipes. A empresa diz notar o retorno quase imediato quando começa a patrocinar um clube. Não só comercial, mas também de reconhecimento de marca.

Fonte: Época Negócios.