Em mais uma ação inovadora, a Ultragaz, distribuidora de Gás LP (Liquefeito de Petróleo) e referência em ações de sustentabilidade, realiza este ano o projeto cultural “Museu Itinerante Ultragaz – a arte perto de você.”
Até o dia 22/03, o projeto estará em São Paulo, no CEU Butantã, com a exposição “A Natureza das Pessoas”, que apresenta 40 reproduções de grandes obras de arte selecionadas cuidadosamente pela curadora Katia Canton. Os trabalhos apresentados são uma coletânea de pinturas, fotos e documentação de instalações espalhadas por grandes museus do mundo e mostram a visão de artistas nacionais e internacionais sobre a relação entre o ser humano e a natureza.
“Com a arte, podemos mostrar essas visões e provocar uma reflexão sobre nossas próprias responsabilidades perante a preservação da vida”, explica a curadora e artista plástica Katia Canton, que possui diversos livros editados, é Docente e Curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e Livre-Docente em Teoria e Crítica de Arte pela Escola de Comunicação e Artes da USP.
Entre os artistas brasileiros que participam da exposição estão: Cândido Portinari, Lasar Segall, Manuel de Araújo, Araquém Alcântara, Tarsila do Amaral e Leda Catunda; dentre os artistas estrangeiros podemos citar Vincent van Gogh, Edward Munch, Claude Monet, Paul Cézanne, dentre outros.
O Museu Itinerante Ultragaz também valoriza a produção artística local, por isso convida dois artistas da comunidade para expor seus trabalhos ao lado desses grandes artistas. Em São Paulo, a exposição terá obras de Vera Bekine e Marina de Falco.
O projeto conta ainda com um programa de arte e educação voltado a estudantes de escolas da rede pública e oferece à Secretaria Municipal de Educação Livros de Estudos sobre o tema da exposição e as obras que a compõem, além de um Guia para que os professores possam trabalhar com os alunos o tema da exposição em sala de aula. Mediadores estarão disponíveis durante todo o período da exposição para receber os visitantes e especial atenção é dada a grupos escolares previamente agendados junto à Secretaria Municipal de Educação.
Daniela Gentil, gerente de Sustentabilidade da Ultragaz, destaca que este é mais um projeto inovador, que tem como foco aproximar a arte das comunidades. “O Museu Itinerante Ultragaz reforça ainda mais nosso compromisso social. Apoiar um projeto deste tamanho e com tantos objetivos em benefício da arte e da sociedade vai ao encontro da filosofia da empresa, que é criar valor para a comunidade e promover o desenvolvimento sustentável”, ressalta.
A preocupação da Ultragaz é reforçada pelas ações que a área de Sustentabilidade tem desenvolvido para levar cultura a crianças e jovens de classes menos favorecidas. Um exemplo disso é a carreta Ultragaz Cultural que, nos últimos anos, rodou o Brasil e esteve em mais de 40 cidades do País, 22 Estados, com sessões de cinema gratuitas, impactando diretamente 65 mil pessoas.
O Museu Itinerante Ultragaz é realizado com recursos privados obtidos por intermédio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Além disso, algumas parcerias foram estabelecidas para a realização deste trabalho, são elas: Prefeitura Municipal de Educação da Cidade de São Paulo e CEU Butantã.
Após a exposição em São Paulo, o projeto será montado em mais dez cidades de todas as regiões do País: Santos (SP), Campinas (SP), Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Recife (PE), Maceió (AL), Salvador (BA), Vitória (ES), Juiz de Fora (MG) e Canoas (RS).