Experiência de Marca

UFPE sedia Congresso Internacional de Design da Informação

Simultaneamente, acontecem também o quinto Congresso Brasileiro de Design da Informação (5º InfoDesign Brasil)  e o sexto Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação (6º Congic).

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai sediar o sexto Congresso Internacional de Design da Informação (Cidi 2013), de 10 a 13/09, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e em salas da Biblioteca Central.

Simultaneamente, acontecem também o quinto Congresso Brasileiro de Design da Informação (5º InfoDesign Brasil)  e o sexto Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação (6º Congic).

Os eventos são uma ação conjunta da Sociedade Brasileira de Design da Informação (SBDI) e do Programa de Pós-Graduação em Design da UFPE, com apoio da Capes, Facepe e Propesq.

Nesta edição, serão comemorados os dez anos da primeira edição do Cidi, e também os 11 anos de atuação da SBDI, retornando ao local onde a SBDI foi fundada e à instituição de origem destes eventos: a UFPE/Design.

O Cidi2013 conta com a presença de pesquisadores de renome no mundo e no Brasil, tais como Peter Simlinger (Áustria), Aaron Marcus (Estados Unidos), Jorge Frascara (Canadá/México), GuillerminaNöel (México), Richard Meyer (Estados Unidos), Carla Spinillo (UFPR) e Silvio Meira (UFPE/Cesar).

Quanto aos trabalhos que vão ser apresentados, foram submetidos mais de 500, vindos de 18 países além do Brasil, e 187 foram selecionados dentro dos cinco eixos temáticos propostos para a edição 2013 dos eventos.

Os eixos temáticos são Comunicação (aspectos e questões relacionados à eficácia comunicacional de sistemas informacionais), Educação (aspectos e questões referentes ao papel do design da informação na educação), Sociedade (aspectos e questões do design da informação relativos à produção e utilização de artefatos por indivíduos e seus efeitos na sociedade), Tecnologia (aspectos e questões do design da informação relativos à produção e utilização da tecnologia por indivíduos) e Teoria e História (contribuições históricas e teóricas ao design da informação).