O Twitter lança soluções para tornar ainda mais eficiente a comunicação entre marcas e consumidores na plataforma. O Atendimento Automatizado ao Consumidor via Mensagem Direta inclui funcionalidades como respostas automáticas e de boas-vindas que podem ser integradas ao atendimento humano, tornando a experiência do consumidor mais rápida.
Os novos recursos, disponíveis globalmente, permitem que as marcas se conectem aos consumidores para atender qualquer necessidade, como tirar dúvidas ou resolver problemas, de maneira mais assertiva e criativa via Twitter, utilizando um ambiente privado. As empresas podem ainda ativar cards para direcionar o consumidor para algum serviço fora da plataforma, como um check-in de passagem aérea, por exemplo.
Uma pesquisa da consultoria Applied Marketing Science mostra que consumidores que têm seus Tweets respondidos por uma empresa estão dispostos a gastar até 20% mais em um item dessa marca no futuro, e 30% mais propensos a recomendar a marca.
O Atendimento Automatizado ao Consumidor via Mensagem Direta é resultado do constante investimento do Twitter para ampliar o leque de opções para que marcas se comuniquem com o público de forma mais dinâmica e eficiente. Entre as possibilidades já utilizadas por marcas e agências, estão o Niche (que envolve a produção de conteúdo por criadores digitais com consultoria ao cliente durante todo o processo), Amplify (que aumenta o alcance de uma ação de marca na plataforma), Periscope (de transmissão de vídeo ao vivo) e Moments (curadoria do conteúdo com mais apelo no Twitter em tempo real).
“No Twitter, a marca pode extrair informações e insights sobre qualquer assunto, além de interagir em tempo real diretamente com o público que quer atingir. A conversa sobre as marcas já acontece dentro Twitter e, ao participar dela, as empresas podem entender melhor necessidades, desejos, comportamentos e, muitas vezes, influenciar as opiniões a respeito de seus produtos e serviços”, afirma Daniel Carvalho, diretor de desenvolvimento de negócios do Twitter para América Latina.
"O que estamos lançando hoje é um conjunto de ferramentas e funcionalidades para tornar as conversas entre empresas e o público ainda mais rápidas e fáceis. Atualmente, 80% dos consumidores do Twitter seguem pelo menos uma empresa, percentual que mostra o potencial da plataforma como um canal de comunicação para as marcas”, acrescenta.