Parque dos Aromas é inaugurado na Região Metropolitana de Curitiba

06/11/2019


Evento em São José dos Pinhais teve visita guiada com atividades socioambientais de cultivo, elaboração, experiências e comercialização.

No dia 31 de outubro, foi inaugurado oficialmente a versão brasileira do Parque dos Aromas – Viveiros Trópica, Avenida Rui Barbosa, 5605, em São José dos Pinhais-PR, na região de Curitiba.

Mais sobre turismo no Brasil e no Exterior aqui.

Parque dos Aromas é a versão brasileira do “Parc de les Olors” criado pela Dra. Pilar Comes, professora de Geografia da Universidade Autônoma de Barcelona.

O primeiro parque foi fundado no ano de 2007, e hoje a rede conta com 22 unidades na Região da Catalunha. O primeiro Parque dos Aromas do Brasil tem uma área de 60 mil m², em que serão oferecidas atividades socioambientais para crianças do Ensino Infantil e Fundamental, oficinas práticas para crianças e adultos abordando temas ligados ao conhecimento e utilização de plantas úteis e visitas guiadas a uma área verde urbana.

“Os primeiros parques no Brasil estão localizados estrategicamente nos municípios de São José dos Pinhais – no Viveiros Trópica e em Almirante Tamandaré – na Chácara Morro Alto, na Região Metropolitana de Curitiba, em propriedades que combinam suas atividades econômicas com a importância de se preservar e valorizar os espaços verdes.”, explica Edicleia Monteiro, responsável pela implantação do Parque dos Aromas no Brasil.

O Parque dos Aromas promove atividades em quatro frentes que são interligadas para formar um ciclo de sustentabilidade e desenvolvimento socioambiental: cultivo, elaboração, experiências e comercialização.

As experiências no parque incluem educação para sustentabilidade, oficinas práticas, horticultura e turismo de experiência. “A parte educacional do projeto visa também a difusão do conhecimento da utilização das plantas aromáticas com diversas utilidades. Para isso, o Parque dos Aromas tem estrutura para receber escolas da Grande Curitiba e outros grupos interessados no potencial das plantas aromáticas.", finaliza Edicleia.

Responsabilidade socioambiental 

O Parque dos Aromas promove atividades em quatro frentes que são interligadas para formar um ciclo de sustentabilidade e desenvolvimento socioambiental: a difusão do conhecimento por meio de experiências sensoriais, cultivo de plantas úteis, elaboração de produtos e uma agroloja para comercialização de produtos do parque e de seus parceiros.

É uma iniciativa socioambiental que tem como objetivo contribuir para sensibilizar alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental para a preservação, utilização dos recursos naturais de forma responsável e o respeito ao meio ambiente.

Para isso, o programa conta com o patrocínio da iniciativa privada para atender aos alunos das escolas públicas, oportunizando uma vivência em atividades pedagógicas que incentivam o bem-estar a partir do cultivo, manuseio e conhecimento das plantas úteis.

A ideia é que, até o final do ano, 1.500 crianças das escolas públicas da região de Curitiba sejam atendidas pelo programa por meio de patrocinadores. “Para uma empresa se tornar competitiva também precisa gerar ações de responsabilidade socioambiental. Alguns diferenciais são importantes como o cuidado com o meio ambiente em toda a cadeia produtiva e de serviços, a promoção da inclusão social e a participação do desenvolvimento da comunidade em que está inserida.”, finaliza Edicleia Monteiro, responsável pelo Parque dos Aromas no Brasil.

Para saber mais sobre o Parque dos Aromas e as atividades socioambientais desenvolvidas acesse aqui.

Fonte: Redação.

TAGs: Curitiba parque-dos-aromas Sustentabilidade turismo-de-experiência