Lapa inaugura mobiliário urbano na Praça dos Arcos

12/01/2019


Os turistas que visitam o Rio de Janeiro terão mais um motivo para ir a Lapa, uma das regiões mais boêmias da cidade: o mobiliário urbano com a frase RioAmaLapa.

A nova atração ficará na Praça Cardeal Câmara, também conhecida como Praça dos Arcos, e foi inaugurada no dia 10 de janeiro, às 09h30.

Mais sobre turismo no Brasil e no Exterior aqui.

A ação é parte de um plano de valorização do Rio Antigo como destino turístico e cultural não apenas no período noturno, mas com oferta de atividades artísticas diurnas e ações de impacto social. 

Inspirada em peças de cidades como Amsterdã (“I Amsterdam”) e Nova York (“I love NY”), a peça RioAmaLapa tem 2 metros de altura por 11 metros de largura e fica a 80 metros de distância dos Arcos da Lapa e a 18 metros da Avenida Mem de Sá.

A peça, de autoria de Caio Leitão, foi produzida com chapas galvanizadas e acabamento em pintura automotiva, com tratamento anticorrosivo, e tem elementos que simbolizam o bairro, como o bondinho, o samba e o patrimônio histórico. 
 
A iniciativa é resultado de uma parceria entre órgãos públicos (Secretaria de Estado de Cultura, Superintendência do Centro/Prefeitura e Instituto Rio Patrimônio da Humanidade - IRPH) e o Polo Novo Rio Antigo, associação que reúne mais de 120 empreendimentos locais - antiquários, confeitarias, hotéis, bares e espaços musicais – na região da Lapa, Rua do Lavradio,  Praça Tiradentes, Carioca, Cinelândia e arredores, no Rio de Janeiro.

A realização do mobiliário teve patrocínio cultural da Antarctica (Ambev). 

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração o empreendedor cultural Léo Feijó, que é idealizador do projeto; o presidente do Polo Novo Rio Antigo, Thiago Cesário Alvim; o superintendente do Centro, Pablo Mello, e representantes das secretarias municipal e estadual de cultura. 

Fonte: Redação.