GOL dá vida à Gal no aeroporto de Guarulhos

24/10/2019


Inicialmente, por meio de 50 interações, robô tem o objetivo de tirar as dúvidas dos clientes da companhia aérea e guiá-los pelo aeroporto.

Há sete anos, a GOL Linhas Aéreas lançava sua assistente virtual Gal em seu site com objetivo de levar um atendimento automatizado e personalizado ao seu cliente.

Mais sobre turismo no Brasil e no Exterior aqui.

Leia também: GOL fecha parceria com a Cobasi.

Agora, a companhia aérea lança o corpo físico de sua inteligência artificial (IA), na área de check-in do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

“A gente tirou a Gal do site e trouxe ela fisicamente para o aeroporto de Guarulhos para fornecer serviço e informação ao cliente de uma forma mais descontraída e divertida.”, diz Carolina Trancucci, head de produtos e experiência do cliente da GOL.

Flavia Segura, gerente de TI da GOL, afirma que, nesta fase de testes, a robô, além de tirar dúvidas sobre questões relacionadas a despacho de bagagem e orientações de check-in, interagirá com os clientes de forma divertida.

Gal poderá tirar selfies e responder a questões mais informais como qual é a sua cor favorita e se está comprometida. A gerente explica que Gal tem 50 interações e dez pontos mapeados por onde passará levando os clientes aos seus destinos dentro do aeroporto.

A companhia aérea pretende expandir o sistema para outros sete aeroportos do Brasil, como Congonhas, Galeão e Santos Dumont no ano que vem. “É uma prova de conceito, antes de sair expandindo para todos os aeroportos, a ideia é ser útil para o nosso cliente. Nesses 30 dias de experiência em Guarulhos, vamos saber como será a interação dela com os clientes.”, completa. Flavia afirma que, num segundo momento, a GOL espera conectar Gal ao sistema da companhia para que ela possa realizar outros serviços como remarcação de voos e troca de assentos.

A Gal foi desenvolvida pela startup Pluginbot, que integra chatbots, IA e robôs em uma plataforma multicanal e inspirada em soluções da empresa chinesa Ubtech. Além disso, usa a tecnologia de IBM Watson, plataforma de inteligência artificial da IBM na nuvem.

Fonte: Redação.

TAGs: gol-linhas-aéreas inteligência-artificial marketing-digital são-paulo