O sistema de transporte público de Nova Iorque implantará uma nova medida para facilitar a vida dos usuários e reduzir impactos no meio ambiente.
As passagens de ônibus, metrô e trens urbanos poderão ser adquiridas a partir do celular, sem necessidade de imprimir os cartões e bilhetes. Além de incentivar o uso do transporte coletivo, a medida vai diminuir significativamente o uso de papel em toda a rede de mobilidade da cidade.
Quando o projeto entrar em prática, os passageiros vão comprar as passagens por meio de aplicativos instalados nos celulares, utilizando seus cartões de crédito. A partir daí, as estações terão sensores que vão aproveitar as tecnologias de comunicação de proximidade dos smartphones para validar o passe de cada usuário.
A primeira empresa a demonstrar interesse pela iniciativa é a Visa, que já contratou desenvolvedores para a criação do app. Por meio do sistema, cada passageiro vai cadastrar seu cartão e escolher as opções de pagamento, que será detalhado ao final de cada mês.
A ação tem como objetivo aposentar as vending machines das passagens devido ao alto custo para a prefeitura. Os bilhetes de plástico utilizados pela população, são abandonados diversas vezes e nem sempre são reciclados, trazendo impactos ambientais para a cidade.