Nossa sociedade está em constante modificação. Nada é estático ou imobilizado. Tudo pulsa em frequente transformação, abrindo caminhos para a evolução. E, para a agência DIA, evoluir é se adequar às novas necessidades do ser humano.
Em uma sociedade multimídia, a necessidade das marcas de se comunicarem com diversos públicos específicos, dificilmente é atendida apenas com um planejamento de marketing tradicional.
A DIA tem uma visão holística da comunicação em seu DNA e se coloca como uma parceira estratégica das marcas que precisam de soluções customizadas, para atingir, com a velocidade necessária, consumidores que estão potencialmente conectados em todos os lugares, 24 horas por dia.
A agência faz isto com a constante busca de novas metodologias e com o investimento na especialização e atualização dos profissionais. A prática consiste em transformar funcionários em colaboradores; compradores em consumidores; público alvo em clientes, encantamento em fidelização; estratégias em resultados.
Afinal, não existe realização maior do que colaborar para tornar as marcas dos nossos clientes, as mais desejadas pelos consumidores.
Veja abaixo como a DIA faz isso na prática:
- Coca-Cola 125 anos
O objetivo da peça era incentivar o giro e a frequência de consumo das embalagens KS e NS nos canais Bar Lanchonete, Bar Boteco, Restaurantes e Padarias da Região Norte.
O link com os 125 anos da marca foi uma ideia muito poderosa, que agrega valor por ser uma campanha bastante consistente e assertiva.
A paixão pela marca ficou ainda mais clara em todos os canais e, trazendo a questão histórica para o brinde, aproximando os jovens por meio da comunicação.
Foram produzidos quase meio milhão de copos, um grande sucesso para a região.
- Gazeta do Povo
O objetivo deste case era conferir maior visibilidade e presença da marca Gazeta do Povo nos pontos de venda (bancas, revistarias, drogarias, padarias, lojas de conveniência, supermercados e cafés) explorando melhor os expositores.
Para tanto, foi feito um geoprocessamento com imersão no ponto de venda e, em consequência, uma classificação das bancas de jornais e afins para que a agência DIA pudesse criar expositores diferenciados.
Foi desenvolvido então um conceito estético para o enxoval de peças de merchandising para os PDVs, explorando desde novos espaços até o envelopamento de bancas, diferenciando assim, o jornal Gazeta do Povo dos seus concorrentes.
Foi criado um design para envelopar bancas de jornais com a “cara” da Gazeta. A reativação da cor amarela foi de grande importância neste processo. Peças como o display modular, cavalete, expositor de vitrina, display pirulito e relógio para padaria também foram criados para firmar a identidade visual da Gazeta do Povo.
- Santander
Com a compra do Banco Real pelo Santander, o espaço Van Gogh precisava ser adaptado à sua estrutura. O desafio da criação do espaço exclusivo Santander Van Gogh era o desenvolvimento de um novo conceito visual que condizesse com a linguagem do Santander, incorporando os valores do Van Gogh do Banco Real.
Uma equipe multidisciplinar foi escolhida para participar do projeto conforme um plano geral e um cronograma pré-estabelecido. Foi determinante para essa equipe entender a fundo a situação do cliente e como funcionava o espaço em questão, com suas vantagens e desvantagens.
Por meio de análise das plantas arquitetônicas das agências do Santander, foi possível determinar quais diferenciais poderiam ser adaptados para esse novo ambiente e, uma vez que esses diferenciais foram identificados, eles serviram como base para a criação do novo conceito dentro das diretrizes propostas.
Para a criação do novo conceito foi também essencial o processo de benchmark de referências mundiais de Bancos voltados para o perfil de alta renda, bem como dos concorrentes diretos no Brasil.
Por meio dessa pesquisa foi possível identificar as novas tendências em Banco para esse perfil de consumidor: foco na informação e na experiência, áreas relacionais e com acesso à tecnologia, valor ao contato humano e à orientação individual e específica.
Paralela a esse projeto a DIA estava desenvolvendo a marca Santander Van Gogh e a representação gráfica de toda a sua papelaria. Portanto, a equipe deveria levar em consideração a unificação desses conceitos, uma vez que o próprio espaço funcionaria como a forma mais imediata de tangibilização da marca.
A geração do conceito do espaço foi feita por uma equipe composta por arquitetos, designers gráficos, designers de produto, redator e gestor de branding. O conceito escolhido foi o de “Sala de Estar”. O ambiente deixou de ser visto como um “espaço de atendimento” para ser um espaço de relacionamento: tanto o cliente quanto o gerente desfrutariam de conforto e privacidade como estímulo ao atendimento orientativo.
Após a aprovação do conceito iniciou-se o desenvolvimento do desenho técnico, tendo como base a planta arquitetônica da agência-piloto. Com os resultados satisfatórios da montagem desse espaço supervisionada pela DIA, foram criados o manual da marca e o manual de arquitetura, que permitem o desdobramento do conceito-padrão para as demais peças de comunicação e agências Santander.
- O Sabor de Torcer em Parintins
O projeto visual teve inspiração na riqueza dos detalhes das fantasias, da música e das atrações do Festival de Parintins (AM), evento singular tanto do folclore como do calendário promo brasileiro.
Nele, estão presentes os elementos do artesanato local, os frutos regionais, as penas e os tecidos coloridos que traduzem toda a cultura de um povo e a alegria que faz deste festival um dos momentos mais aguardados pelo povo brasileiro. Isso tudo sem deixar de lado a rivalidade entre os bois e a divisão das cores azul e vermelha, que representam as suas duas torcidas, sempre de forma harmoniosa e única.
Inserida nesta profusão de cores e símbolos está a Coca-Cola, catalisadora de sensações e sabores, criando a percepção de que ela e o povo, juntos, fazem parte desse momento mágico.
A solução visual encontrada foi um sucesso tão grande, tanto dentro da Coca-Cola Brasil quanto no próprio festival, que virou elemento de ativação da marca saindo do cartaz para se transformar em elementos e adereços utilizados pela torcida durante o festival.
- Guaraná Jesus
O Guaraná Jesus é uma marca consolidada e de excelente percepção junto ao consumidor maranhense, ocupando a segunda posição em participação de mercado e com atributos de marca em patamares muito próximos aos de Coca-Cola.
Em mais de 80 anos de trajetória, esta marca caracterizou-se por construir e preservar seu lastro de patrimônio cultural do Maranhão. Desde que foi adquirida pela Coca-Cola, há oito anos, a marca tem experimentado novos voos que tiveram como ápice um plano de renovação visual e comunicação de massa que foi implementado em 2008 e 2009, tendo como característica principal a valorização da cultura local através de uma releitura jovem e a participação ativa do consumidor maranhense do processo de escolha do novo grafismo.
Em 2010 o objetivo prioritário era dar sequência ao trabalho iniciado em 2008, tornando esta comunicação ainda mais jovem, e permitindo uma identificação mais forte com o core target da marca: jovens de 16 a 19 anos de idade, ambos os sexos de classes sócio-econômica A-B-C.
Por intermédio da estratégia trabalhada, conseguimos o envolvimento/identificação com os consumidores do Estado atingindo os objetivos propostos para a campanha.
– Duas mil visualizações no YouTube;
– Dois mil seguidores no Twitter;
– 800 mil impactados na internet.
As ações de comunicação implementadas contribuíram para os resultados consistentes que a marca teve no decorrer do ano, com desempenho de vendas melhor que a categoria de refrigerantes e a marca referência, Coca-Cola. Pôde-se verificar também uma maior identificação dos jovens da região com a marca, bem como aumento na intenção de consumo do produto.
- Drogarias São Paulo
Todos os anos a Drogaria São Paulo realiza a sua própria Campanha do Agasalho, que se diferencia das demais por ter um forte apelo emocional. Os agasalhos arrecadados são distribuídos em instituições que atendem pessoas carentes. Em 2011, a empresa tinha como objetivo aumentar a arrecadação e reforçar as percepções de cooperação mútua e trabalho colaborativo.
Com o slogan “Compartilhe um pouco de calor com quem precisa”, a campanha adotou como mote a solidariedade e a união de forças por uma causa. As imagens lúdicas foram costuradas manualmente uma a uma, atribuindo às peças toda proximidade e aspecto colaborativo de um trabalho artesanal. Assim, a campanha conseguiu uma forte presença no ponto de venda, despertando a solidariedade em clientes de todas as idades.
- Lata Comemorativa Brasília 50 Anos
A Coca–Cola tem muito orgulho e preza o agradecimento ao povo brasileiro por ter sido tão bem recebida neste País, que tem o maior brand love do mundo.
Por este motivo, uma das formas de agradecimento da Coca-Cola foi parabenizar a Capital do País nos seus 50 anos, e mais, fazer parte desta festa presenteando o brasileiro e o brasiliense de forma diferenciada e única – criando a lata comemorativa.
A embalagem comemorativa dos 50 anos de Brasília foi baseada nos monumentos-ícone de Brasília, que são representados no estilo Niemeyer, possui uma face com fundo na cor branca (predominante em seus prédios) e escrita em dourado, fazendo uma alusão às bodas de ouro da cidade.
Por intermédio de sua lata comemorativa, a Coca-Cola registrou vendas superiores a meio milhão de unidades em apenas dois meses. A latinha teve excelente giro e cobertura total em autosserviço, um diferencial para a cidade de Brasília.
Além disso, foi atribuído pelo público um valor emocional para o produto, que passou a ser guardado como souvenir e vender para outros Estados por intermédio de diferentes sites de leilão online, com margem de preço superior a 800% do valor de mercado.