Talvez você não saiba mas o Rio Iguaçu, que termina nas Cataratas do Iguaçu, considerada um dos grandes patrimônios naturais da humanidade, nasce no coração da Região Metropolitana de Curitiba (PR). A má notícia, é que na região da capital ecológica o leito do rio está muito sujo. A boa, é que neste domingo (05/06), uma grande ação de marketing promocional em prol da preservação dos rios que formam a bacia do Alto Iguaçu, em Curitiba (PR), será realizada a partir das 14h30, no Parque Barigui.
O movimento pela proteção do maior rio paranaense, o Rio Iguaçu, é uma iniciativa do projeto Águas do Amanhã, lançado exatamente há um ano na Semana Mundial do Meio Ambiente, com a proposta de mobilizar a sociedade paranaense em prol da sua recuperação.
Prestes a encerrar sua primeira fase, o Águas do Amanhã lançou um desafio para sete artistas plásticos. André Mendes, Juan Parada, Fernando Rosenbaum, Gustavo Prafrente, Guilherme Sant’ana, Rimon Guimarães e Rodrigo Dulcio terão de transformar lixo em obra de arte. A partir do dia 10/06, cada artista terá um prazo de 30 dias para criar uma obra utilizando materiais recicláveis que são comumente encontrados nos rios. O resultado desse trabalho poderá ser conferido numa exposição que será realizada no final de julho.
Neste domingo, os artistas plásticos vão dar uma prévia do trabalho que será desenvolvido. Juntos, no Parque Barigui, vão produzir uma obra de arte utilizando lixo reciclável semelhante ao recolhido dos rios nesta semana pela Prefeitura Municipal de Curitiba.
Uma embarcação carregada com esse entulho retirado de rios da capital estará exposta no Parque Barigui. A intenção é mostrar o grave problema causado pelos resíduos sólidos lançados nos cursos fluviais.
A ação de mobilização e de conscientização ambiental contará ainda com oficina de reciclagem de lixo. Com a ajuda de monitores, as crianças vão aprender a reaproveitar materiais, transformando-os em brinquedos. A criançada ainda poderá apreender se divertindo com um teatro que vai abordar a importância da preservação ambiental.
Esta ação no Dia Mundial do Meio Ambiente é uma realização do Instituto GRPCom e Lupaluna Ambiental, com o apoio da prefeitura municipal, da empresa Cavo – responsável pela coleta de lixo em Curitiba, da Estre Ambiental, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e do Banco HSBC.
Resultados Águas do Amanhã
O resultado de um ano de trabalho incentivado pelo projeto Águas do Amanhã será apresentado em julho, com a entrega do diagnóstico da situação dos rios da bacia do Iguaçu. Finalizada essa primeira etapa, o diagnóstico será utilizado para a discussão e a elaboração de um grande plano de ação em prol melhoria da qualidade das águas do Rio Iguaçu e do uso racional dos recursos hídricos da região de Curitiba.
A preservação dos recursos hídricos está diretamente relacionada à educação ambiental, que é feita principalmente pela informação e troca de conhecimento. Segundo Milena Seabra, a comunicação tem a responsabilidade de informar a população sobre a situação e ajudar a sociedade a entender como ajudar e participar desse processo de mudança, como usar corretamente a água. “Além disso, há o papel de investigar e apontar problemas sobre o mau uso dos recursos hídricos, e de cobrar soluções”, comenta.
De qualquer maneira a ação poderá colaborar para preservação do maior cartão postal do estado.