A companhia aérea de baixo custo Transavia inventou uma promoção casada com o site de leilões e-bay para estimular as pessoas a viajarem mais. As pessoas podem trocar itens desnecessários no leilão por passagens de custo baixo para viajar durante um final de semana ou feriado.
A ação promocional, criada pela agência Les Gaulois, na França, conta com um conversor de objetos em passagens aéreas, num hotsite dentro do e-bay. Lá chegando, basta digitar a cidade de partida, a cidade onde pretende ir e o site sugere itens com o preço da passagem que o usuário pode ter em sua casa e não se importaria de “trocar” por uma viagem.
Para divulgar este dispositivo, as marcas usaram posteres destacando o escambo nas ruas de Paris. Um promotor com uma blusa que exibia o QR code do hotsite foi posicionado nas estações de metrô Opéra e Odéon durante qiuatro dias, estimulando as pessoas a digitalizarem o código e converterem objetos em voos lá mesmo.
Diante do cenário de crise econômica que se mantém na Europa, a Transavia encontrou uma solução certeira para chegar ao target de voos lowcost, ao mesmo tempo que a parceria com o e-bay também a posicionou à frente de concorrentes franceses. Ganharam as marcas e ganharão os consumidores. Legal, né?
Esta ação promocional tem um forte componente sazonal, assim como a da Air France que trouxemos na semana passada. Não é coincidência: a Transavia pertence à Air France. O frio e a chuva só fazem as pessoas quererem viajar para lugares mais quentes ou divertidos, o que torna estas ações ainda mais bem vindas por aqui.