A Fundação Toyota do Brasil e o Instituto Arara Azul reforçam o seu compromisso com a preservação da espécie, que já esteve ameaçada de extinção no Pantanal. A entidade ganhou o seu Centro de Sustentabilidade, construído em Campo Grande (MS).
O espaço também vai funcionar como sede do Instituto Arara Azul, com ampla infraestrutura para estudantes e pesquisadores em busca de informações e dados científicos sobre a espécie.
Nesta primeira etapa, o espaço terá o grande desafio de aproveitar todas as potencialidades de modo a profissionalizar o Instituto, gerar mais visibilidade e criar sustentabilidade financeira para a entidade e suas ações.
Para tornar isso possível, um plano estratégico está sendo produzido com apoio da Fundação Toyota do Brasil, com o objetivo de garantir a perenidade das ações da entidade de forma que ela se torne, em alguns anos, autossustentável economicamente.
O Centro de Sustentabilidade também vai proporcionar um novo tipo de turismo na região – o de informação e observação, das araras na cidade e no Pantanal, principalmente no período de reprodução.
O espaço vai poder receber pesquisadores e estudantes nacionais e estrangeiros interessados em estágio e treinamento fornecidos pelo Instituto Arara Azul. Além disso, destinará uma área para receber eventos, instituições escolares para palestras e cursos sobre a espécie e a biodiversidade do Pantanal.
“A criação do Centro de Sustentabilidade é mais uma iniciativa importante para fortalecer o trabalho de conservação da espécie. A Fundação Toyota do Brasil, acreditando na seriedade do trabalho e dos profissionais envolvidos, continua apoiando e investindo no projeto para a multiplicação e perpetuidade dos ótimos resultados que têm sido apresentados ano após ano”, ressalta Ricardo Bastos, diretor-presidente da Fundação Toyota do Brasil.
Os visitantes poderão conferir a trajetória do Projeto Arara Azul, de suas ações, os resultados e, ainda, terão acesso a uma loja com artigos personalizados do projeto, gerando mais uma renda ao instituto de modo que todo o valor arrecadado será revertido para ações como monitoramento e pesquisas, promovendo a conservação da biodiversidade.
A equipe responsável do projeto também irá focar seu trabalho na conscientização da população do entorno, para que todos saibam o que é o Instituto Arara Azul, as atividades que realiza e a importância da comunidade para os outros projetos desenvolvidos como o Ponto de Cultura e Arte de Fazer, que contam com apoio da Prefeitura Municipal de Campo Grande, Ministério da Cultura e Secretarias Municipais – Fundesporte e Fundac; e o Projeto Aves Urbanas – Araras da Cidade, que conta com o suporte da Anhanguera/Uniderp, Caiman e Bradesco Capitalização.