Storytelling imersivo

The Town anuncia “The Tower Experience” e conta fábula que tem até dragão: veja detalhes

Novidade conta com participação de 120 artistas, cenografia imersiva, orquestra, balé, coral DJs e efeitos visuais para impactar todos os sentidos

the tower experience the town 2025
O dragão ancestral "Drahan", personagem principal da fábula contada no The Tower Experience, durante o The Town 2025 (Imagem: Rock World/Divulgação)

São Paulo - A Rock World, empresa responsável pela organização do The Town, anunciou a The Tower Experience, um espetáculo cenográfico na forma de uma torre de 25 metros (m) de altura, apoiada por uma base de 285 metros quadrados (m²) e um espelho d’água de 2,8 mil litros (L), projetada para misturar elementos como fogo, água, ar e luz em uma narrativa fantástica.

A ideia é oferecer uma experiência multissensorial que ataque todos os sentidos dos espectadores. A abertura será após o encerramento do Palco Skyline, para a qual o público será convidado a — nas palavras da empresa — acompanhar uma “fábula contemporânea” que ganha vida por meio de música ao vivo, dança e performance multimídia.

The Tower Experience conta uma história por meio de performances artísticas: conheça a Fábula de Drahan

the tower experience the town 2025
O dragão ancestral “Drahan”, personagem principal da fábula contada no The Tower Experience, durante o The Town 2025 (Imagem: Rock World/Divulgação)

O anúncio feito pela Rock World não consiste em apenas mais uma atração do The Town para 2025. Na verdade, a The Tower Experience é, literalmente, uma história contada, com enredo, técnicas narrativas e personagens completos.

Pelo comunicado, a novidade conta a fábula de Drahan, um dragão ancestral nascido num mundo sombrio e devastado chamado Murk. O protagonista do conto parte em busca de sentido até sentir uma energia única que o guia até a referida torre do festival. Ao chegar, ele redescobre a esperança e a vida, tornando-se guardião da torre, onde fogo, água, luz e música convergem para criar um novo mundo de possibilidades.

the tower experience estrutura the town 2025
A Tower Experience do The Town 2025: estrutura com centenas de metros para todos os lados contará, imersivamente, fábula sobre um dragão ancestral que redescobre a esperança ao encontrar os terrenos do festival (Imagem: Rock World/Divulgação)

Idealizado pela Rock World e patrocinado pela Eisenbahn, o espaço reflete o compromisso da organização em entregar “experiências que tocam o coração e criam memórias”. Cada apresentação é especialmente desenhada para este objetivo: a cenografia incorpora pirotecnia, um telão de LED e um elevador panorâmico (que funciona como cabine de DJ) darão um ar teatral e futurista à atração.

Essa trama é projetada no telão de LED e encenada pela escultura de Drahan — 15 m de comprimento, asas de 13,5 m, movidas por mecanismos automatizados que controlam cabeça, boca e asas, além de emitir fogo controlado e luzes especiais nos olhos. A combinação de storytelling, artes visuais e efeitos especiais cria uma viagem emocional que conecta o público ao renascimento de um mundo.

Produção artística da Tower Experience terá orquestra, balé, coral e figurinos dedicados a contar uma história

the town 2025 DJs da The Tower Experience
Da esquerda para a direita, de cima para baixo: Victor Lou, GBR, Cat Dealers, Dubdogz, Liu, ANNA — os DJs que vão compor a trilha sonora eletrônica do The Tower Experience (Imagem: Acervos dos artistas; Edição: Rafael Arbulu/Promoview)

Além de todo o storytelling, será possível compreender o tamanho da The Tower Experience pelo escopo artístico do projeto. Segundo a Rock World, serão 55 músicos da Orquestra Sinfônica Heliópolis, executando uma trilha inédita composta por Zé Ricardo, vice‑presidente (VP) artístico da organizadora.

Além dele, 40 bailarinos sob a direção coreográfica de Mariana Barros vão traduzir movimentos que exploram os elementos da narrativa, acompanhados de um coral de 20 vozes potentes para amplificar o impacto emocional da performance.

Para gerar uma identificação maior com o público, os artistas vestirão figurinos exclusivos criados por Fábio Namatame — tudo inspirado na fusão entre fantasia medieval e toques contemporâneos, com texturas que brilham ao fogo e refletem a iluminação quente da cenografia.

É importante ressaltar que, sensorial como ele é, o The Tower Experience ainda é uma parte de um festival de música — e tal qual o restante das atrações do The Town 2025, o projeto, após a apresentação sinfônica e coreográfica, passará para o comando musical de DJs reconhecidos da cena eletrônica brasileira, em um calendário específico:

  • 6/9: Victor Lou & GBR (B2B)
  • 7/9: Cat Dealers
  • 12/9: Dubdogz
  • 13/9: Liu
  • 14/9: ANNA

A ideia é usar essa progressão entre a parte sinfônica e a música eletrônica para oferecer uma imersão sonora mais evidente ao público.

The Tower Experiecence quer ampliar relevância econômica do The Town 2025

De acordo com Roberto Medina, presidente da Rock World, a primeira edição do The Town, em 2023, gerou R$ 1,9 bilhão de impacto econômico, 23,4 mil empregos e 85% de ocupação hoteleira em São Paulo, com 65% do público vindo de fora da cidade.

A ideia é que, aliando a edição de 2025 do festival e o The Tower Experience, esse potencial socioeconômico seja ampliado, reforçando o papel do festival como catalisador de turismo e negócios.

“Desde o início da nossa jornada, em 1985, o compromisso sempre foi o mesmo: transformar grandes sonhos em realidade. E um desses sonhos foi criar o The Tower, uma experiência que vai além da música, que envolve todos os sentidos e nos conecta de uma maneira única. entregamos mais do que shows em nossos festivais e, por isso, construímos experiências que tocam o coração das pessoas e criam memórias. The Tower é um exemplo disso — uma manifestação de um sonho de trazer um espaço onde as emoções, a arte, a música, a dança, embalado por elementos como o ar, o fogo e a água convergem, fazendo-nos perceber que o mundo pode ser melhor, mais vibrante, mais sensível e mais conectado. São esses momentos que ficam marcados na memória e têm o poder de transformar nossas vidas.”

Roberto Medina, presidente da Rock World

Para o município, eventos desse porte significam receita direta e indireta em serviços, alimentação, transporte e cultura.

The Town 2025: como funcionará a venda de ingressos e quais serão as atrações

the town 2025 mapa
O The Town 2025 ampliou sua estrutura, ocupando quase todo o Autódromo de Interlagos com diversas atrações interativas (Imagem: Rock World/Divulgação)

À parte do The Tower Experience, o The Town 2025 contará com diversas atrações voltadas a contemplar todo o público, fora a parte corporativa. Com a data do festival se aproximando, a organização já se prepara para abrir a venda dos ingressos.

Entretanto, há alguns detalhes para os quais os interessados devem se atentar. Veja abaixo tudo o que já sabemos:

Venda de ingressos

  • Geral: 27 de maio, 12h, Ticketmaster Brasil
  • Preços: R$ 975 (inteira) / R$ 487,50 (meia)
  • Parcelamento: até 8× sem juros (cartões Itaú/parceiros) ou 6× (demais cartões)
  • Pré‑venda (Clientes Itaú & The Town Club): 20 de maio

The Town Club

  • Fã (R$ 379): pré‑venda, desconto em loja, fila preferencial
  • Rockstar (R$ 1.379): mesmos benefícios + acesso a lounge
  • Club One (R$ 15.999): área VIP, traslado, open bar/food, fast pass, fotógrafo, tour guiado, jantar com chef

Outro detalhe de atenção refere-se às atrações do The Town 2025. Apesar da The Tower Experience estar bastante aprofundada aqui, o line up do festival ainda está sendo organizado. Enquanto isso, a Cidade da Música — o espaço de 360 mil m² que corresponde ao Autódromo de Interlagos, onde o festival será realizado — terá diversas atividades já confirmadas:

Palcos

  • Palco Skyline: 300 m² de LED
  • The One, Factory, São Paulo Square: novas localizações e anfiteatros naturais
  • Palco Quebrada: estreia, foco na cultura periférica
  • Market Square: gastronomia coberta e climatizada

Atrações de parque

  • Tirolesa (frente ao Skyline)
  • Roda‑gigante (vista panorâmica)
  • Megadrop, Discovery, Montanha‑russa

Espetáculo aéreo

  • Esquadrilha Céu: demonstrações acrobáticas em todas as datas

Fora tudo isso, ainda teremos o The Town Learning Journey, voltado a estudo de cases, palestras corporativas e outras interações voltadas ao meio empresarial.

Para finalizar, o The Town 2025 está marcado para os dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro.

Rafael Arbulu

Redator

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.