Altamira no Estado do Pará, recebeu, entre os dias 18 e 19/08, o primeiro Torneio de Pesca do Tucunaré. O evento foi promovido pela Prefeitura de Altamira e teve apoio do Instituto Federal do Pará, Corpo de Bombeiros e Colônia de Pescadores Z-57.
“Este torneio é estratégico para fortalecer a economia do turismo na cidade de Altamira. Houve um cuidado referente à legislação de pesca e o comportamento com as espécies no rio Xingu para garantir a sustentabilidade ambiental“, disse a secretária municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo de Altamira, Zelma Costa.
O evento começou com as 41 equipes inscritas se lançando no rio Xingu. Segundo as regras do torneio, que seguiu recomendações do Ministério da Pesca, cada equipe poderia capturar apenas oito exemplares da espécie. “O tucunaré é difícil, pois ele se alimenta de peixes menores, por isso a isca tem que estar sempre em movimento”, disse a pescadora Francisca Jales, que tem mais de 30 anos na atividade.
No segundo dia, houve a entrega dos prêmios para os vencedores do torneio. Ganharam as equipes que pescaram o maior peixe, de 58 centímetros, o mais pesado, de 3,4 quilos, e a maior quantidade, oito peixes.
Fonte: Benigna Soares/Agência Pará.