QR Codes (sigla em Inglês para Códigos de Resposta Rápida) são sistema que armazenam informações sobre uma matriz de pontos caracterizadas por três quadrados que estão nos cantos, cuja função é detectar a posição do leitor de código.
Eles foram inicialmente usados ??para registrar os estoques de autopeças. Hoje seu uso vai desde o controle dos processos administrativos para usar em publicidade. O que está se começando a acontecer agora é a customização dos QR codes, com imagens mais amigáveis e outras mensagens atreladas a eles, antes mesmo da digitalização.
De repente, parece que a tecnologia está além de nós e ainda assim muitas pessoas não sabem o que é um QR Code, como funciona ou o que nos serve. Pior, muita gente não sabe como lê-los. Isso, aliás, é um grande problema: a digitalização. A partir de um BlackBerry é fácil, bastando abrir uma janela e o BlackBerry Messenger lê todas as informações. De iPhone ou Android precisa de um aplicativo especial para o intento. As plataformas para a criação de QR, no entanto, é gigantesca.
Uma grande vantagem do QR Codes é que eles têm uma grande margem de erro e podem ser utilizados em vários formatos e cores. Essa vantagem, porém, ainda não foi explorada na hora de integrá-los à marcas, em suas logos, e sim vendo-os apenas como um acessório à campanhas e ações promocionais. Para os mais ousados, vale observar os pontos a seguir na próxima vez que forem pensar em QR codes:
– Alterar a cor. A cor preta não é obrigatória ao contrário dos QR codes que vemos por aí.
– não modifique os cantos quadrados. Eles são uma parte essencial da estrutura que não podem ser alterados ou não serão lidos.
– Suavize as bordas. Os pixels podem ser modificados em até 30% sem perder informações importantes. É também possível limpar alguns espaço para incluir uma logo.
– Lembre-se: os QR codes são uma ótima ferramenta para a integração de design, marketing e tecnologia.