Experiência de Marca

Torne o QR code de suas ações promocionais mais amigável

QR Codes (sigla em Inglês para Códigos de Resposta Rápida) são sistema que armazenam informações sobre uma matriz de pontos caracterizadas por três quadrados que estão nos cantos, cuja função é detectar a posição do leitor de código.

QR Codes (sigla em Inglês para Códigos de Resposta Rápida) são sistema que armazenam informações sobre uma matriz de pontos caracterizadas por três quadrados que estão nos cantos, cuja função é detectar a posição do leitor de código.

Eles foram inicialmente usados ??para registrar os estoques de autopeças. Hoje seu uso vai desde o controle dos processos administrativos para usar em publicidade. O que está se começando a acontecer agora é a customização dos QR codes, com imagens mais amigáveis e outras mensagens atreladas a eles, antes mesmo da digitalização.

De repente, parece que a tecnologia está além de nós e ainda assim muitas pessoas não sabem o que é um QR Code, como funciona ou o que nos serve. Pior, muita gente não sabe como lê-los. Isso, aliás, é um grande problema: a digitalização. A partir de um BlackBerry é fácil, bastando abrir uma janela e o BlackBerry Messenger lê todas as informações. De iPhone ou Android precisa de um aplicativo especial para o intento. As plataformas para a criação de QR, no entanto, é gigantesca.

Uma grande vantagem do QR Codes é que eles têm uma grande margem de erro e podem ser utilizados em vários formatos e cores. Essa vantagem, porém, ainda não foi explorada na hora de integrá-los à marcas, em suas logos, e sim vendo-os apenas como um acessório à campanhas e ações promocionais. Para os mais ousados, vale observar os pontos a seguir na próxima vez que forem pensar em QR codes:

– Alterar a cor. A cor preta não é obrigatória ao contrário dos QR codes que vemos por aí.

–  não modifique os cantos quadrados. Eles são uma parte essencial da estrutura que não podem ser alterados ou não serão lidos.

– Suavize as bordas. Os pixels podem ser modificados em até 30% sem perder informações importantes. É também possível limpar alguns espaço para incluir uma logo.

– Lembre-se: os QR codes são uma ótima ferramenta para a integração de design, marketing e tecnologia.