Experiência de Marca

TOP 10 de Promosustentável em 2014

Sustentabilidade. Essa foi a palavra de ordem em 2014. O mundo, enfim, se conscientizou da importância da preservação do planeta, e grandes marcas se engajaram em diversas ações de marketing sustentável em busca de uma melhoria para o meio ambiente.

Sustentabilidade. Essa foi a palavra de ordem em 2014. O mundo começa a se conscientizar da importância da preservação do planeta, e grandes marcas se engajaram em diversas ações de marketing sustentável em busca de uma melhoria para o meio ambiente.

Por aqui, já de olho em Cannes 2015,  as agências de live marketing realizaram ações simpáticas ao júri de lá e talvez possamos ter surpresas no short list de promo & activation na próxima edição.

Os posts apresentados como os melhores de 2014 em Promosustentável foram escolhidos a partir da sua repercussão nas redes sociais; da relevância para os leitores e mediante análise da redação do Promoview. Vale a pena conferir!

TOP5 DESTACADA promosustentável

Azul, Coca-Cola e Tricae surpreenderam grupo de crianças

A união de Azul Linhas Aéreas Brasileiras a Coca-Cola e a Tricae proporcionou para este Natal a ação de marketing sustentável “Faça alguém feliz”, para mais de 120 crianças carentes em uma ação no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

Os clientes do Avião Trenó, realizado em 21 de novembro, vindo de Salvador (BA) para a cidade paulista, foram convidados a ser ajudantes do Bom Velhinho e distribuir os presentes no desembarque no aeroporto.

coca-cola-azul-tricae

The Group promoveu ação de marketing sustentável

A The Group realizou uma intervenção no dia 25 de setembro, Dia Nacional do Trânsito, mas a ação de marketing sustentável não acabou naquela noite.

Os uniformes usados para a caracterização dos performáticos foram doados para o Projeto Circo Terapia, que realiza um trabalho muito bacana de psicologia social, cognitiva e corporal durante as aulas de circo, com o objetivo de tirar os jovens da criminalidade, oferecendo atividades gratuitas com a finalidade de diminuir o índice de violência em regiões periféricas de Osasco, em São Paulo.

Projeto Circo Terapia.

Árvores ganharam sentimentos em ação do IPE

No elevado Presidente Costa e Silva, conhecido como Minhocão, em São Paulo, as árvores das proximidades ganharam vida. Sobre elas, foram projetados sete vídeos em 3D que revelavam expressões faciais de acordo com os índices de poluição locais, fornecidos pela Cetesb.

Assim, a ação de marketing sustentável da “Árvore que Sente”, criada pela agência Y&R para o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE), com o objetivo de promover a Semana Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, deu mais vida às árvores.

A ação teve como objetivo conscientizar as pessoas de que as árvores também tem “sentimentos” (Foto: Divulgação/YER Brasil).

NewStyle e Mães da Sé distribuem figurinhas

Completar o álbum de figurinhas para mostrar às futuras gerações foram a motivação de muitos torcedores que se reuniram em diversos pontos do País com o objetivo de trocar os cromos repetidos e “caçar” as poucas que faltavam.

De olho no comportamento dos brasileiros cheios de expectativas para completar seus álbuns, a agência NewStyle e a Associação Brasileira de Busca e Defesa a Crianças Desaparecidas(ABCD), popularmente conhecida como “Mães da Sé”, enxergaram uma grande oportunidade para conscientizar a sociedade de que existem figurinhas muito importantes que estão faltando nos álbuns de algumas famílias.

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Bexigas mostram poluição produzida por carro

A poluição provocada pelos veículos causa cerca de 4,5 mil vítimas fatais por ano na cidade de São Paulo, quase o triplo de pessoas mortas em decorrência de acidentes de trânsito, por exemplo.

E são os carros os responsáveis por 90% da poluição do ar em toda a Capital. Para fazer com que as pessoas enxergassem esse problema quase invisível, a agência Tudo usou bexigas, um simples adaptador e criou o projeto “3 Segundos”.

A iniciativa conseguiu medir a quantidade de gás que sai do escapamento de um carro e mostrar o tamanho do problema gerado todo dia nas grandes cidades. Com o carro ligado, apenas três segundos são suficientes para encher uma bexiga comum. Quinze minutos enchem 300 balões.

Coca-Cola leva reciclagem às cidades-sede da Copa

Em parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), a Coca-Cola Brasil inaugurou no dia 27/05, a Cooperativa Polo Cooperleste, que recebeu parte dos materiais recicláveis coletados na Arena Corinthians, além de fazer parte da coleta seletiva do município de São Paulo.

Todas as Cooperativas Polo estiveram integradas ao programa Coletivo Reciclagem, que oferece capacitação técnica, equipamentos, atuações de impacto na autoestima dos catadores, acesso ao mercado e trabalho em rede.

Foto: Carol Coelho.

As Cooperativas Polo

“Cão seguidor” incentiva adoção de vira-latas

A agência Dim&Canzian criou o anúncio interativo “Cão Seguidor” para o Adote um Vira Lata, uma das maiores Organizações Não Governamentais do gênero no Brasil.

Enquanto a pessoa lia sua revista no tablet, ela se deparava com uma matéria sobre adoção de animais. A partir daí, a cachorra publicada na reportagem ganhava vida e começava a seguir o leitor pelas próximas quatro páginas até chegar ao anúncio da ação, onde era convidado a adotá-la ou conhecer outros cães que esperavam a oportunidade de ter um novo lar.

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Outdoors se transformam em abrigo para sem teto

Na Eslováquia foi desenvolvido pela Design Develop, estúdio de arquitetura, o projeto intitulado “The Gregory Project”, que transforma espaços reservados para outdoors publicitários em abrigos para sem-tetos.

A empresa decidiu colocar mãos à obra e ajudar no combate a um dos maiores flagelos que afetam aquele país. A iniciativa vai ao encontro de ações implantadas em outros países que visam beneficiar causas ambientais e comunidade carentes.

casa construida em outdoor

Giro pela Vida da Avon agitou o Ibirapuera

No mês mundial de combate à mortalidade por câncer de mama, o Instituto Avon levou ao Parque Ibirapuera, um dos principais cartões postais da maior cidade da América do Sul, uma roda-gigante iluminada de cor-de-rosa.

Os visitantes do parque puderam girar na roda gratuitamente, desde que dedicassem alguns minutos para receber informações sobre a doença e os exames preventivos.

Esta ação de marketing sustentável, batizada de “Giro pela Vida”, foi destaque dentro do conjunto de mobilizações da campanha Avon contra o Câncer de Mama, que aconteceu em várias partes do País ao longo do mês de outubro.

avon giro pela vida

Ketchup Hellmann’s levou internautas para conhecer fazenda

Em uma ação de marketing sustentável inédita, Hellmann’s abriu as portas da sua fazenda de tomates para mostrar como é o processo de plantação e cultivo dos frutos, antes de virarem o Ketchup da marca.

Por meio da plataforma on-line ‘Vamos Plantar’, os consumidores tiveram contato e puderam interagir, em tempo real, com produtores e participar de algumas das atividades da fazenda.

Ketchup hellmanns

Marcas desapareceram para crianças aparecerem

Em outubro, uma ação de marketing sustentável inédita uniu agências e veículos em prol de uma causa nobre: ajudar na busca de crianças desaparecidas. A cada ano, os casos crescem mais e mais. E as buscas se tornam ainda mais difíceis com o passar do tempo, quando muitos casos acabam caindo no esquecimento. A campanha, criada pela Staff para o Disque Denúncia, contou com o apoio da Aba Rio, Abap Rio e do Ministério Público.

marcas-desaparecidas