Experiência de Marca

Tomorrowland Brasil: a festa do live

O Tomorrowland Brasil encerrou na noite de ontem (03/04), e estima-se que 180 mil pessoas passaram pelo festival de música eletrônica. As marcas mais uma vez surpreenderam com suas ações de live marketing.

Estrangeiros tomaram conta do Tomorrowland Brasil, que aconteceu na Fazenda Maeda, em Itu (SP), entre os dias 1º e 3 de maio. De acordo com a assessoria de imprensa da organização, pessoas  de 40 países estiveram no evento, entre eles argentinos, chilenos, mexicanos, equatorianos, americanos, australianos, tailandeses, ingleses, colombianos e até israelenses.

O Tomorrowland Brasil encerrou na noite de ontem (03/04), e estima-se que 180 mil pessoas passaram pelo festival de música eletrônica.

Foto: Francisco Cepeda.
Pessoas de diversas partes do mundo invadem o Tomorrowland Brasil no Parque Maeda, em Itu (SP). Estrangeiros de diversas nacionalidades, como australianos, tailandeses, chilenos, mexicanos e uruguaios acampam no Dreamville - camping montado no festival para quem não quer perder um só momento do evento - e curtem evento com as bandeiras de seus países.
Pessoas de diversas partes do mundo invadiram o Tomorrowland Brasil no Parque Maeda, em Itu (SP). Estrangeiros de diversas nacionalidades, como australianos, tailandeses, chilenos, mexicanos e uruguaios acamparam no Dreamville – camping montado no festival para quem não quis perder um só momento do evento – e curtiram com as bandeiras de seus países…
...mas os brasileiros também exibiram com orgulho a sua bandeira.
…mas os brasileiros também exibiram com orgulho a sua bandeira.

Todo grande evento, muitas vezes por não conseguir conter as proporções de sua dimensão, apresentam alguns problemas. O Tomorrowland Brasil não foi uma exceção. Durante o segundo dia do festival, pelo menos um arrastão ocorreu dentro da Arena Maeda e as enfermarias registraram um alto número de ocorrências relacionadas a drogas ilícitas.

Além da segurança, o festival apresentou falhas em sua estrutura em seu segundo dia. Muitos jovens reclamaram da ausência de sistema para comprar a moeda local por cartão de crédito.

Foto: André Zuliani.

tomorrowland-andre zuliani

O festival, que surgiu na Bélgica, ganhou fama internacional principalmente a partir do ano de 2011, quando um vídeo com o resumo e melhores momentos da festa foi divulgado na rede. Hoje, o Tomorrowland é considerado um dos melhores festivais do mundo, e as marcas aproveitam para realizar ações de live marketing.

tomorrowland-palcoA primeira edição brasileira foi realizada em três dias. A Fazenda Maeda foi remodelada para abrigar a estrutura do evento, cuja parte do material veio da sede, na Bélgica. Ao todo, com palcos e área para camping, são 1,2 milhão de metros quadrados utilizados para receber o Festival.

chegada-de-helicoptero-560x560

Ativação de Marca

A exemplo do que aconteceu no Lollapalooza, realizado no final do mês de março (Veja aqui), as marcas, principalmente as que têm uma forte ligação com o público jovem, não perderam tempo e marcaram presença no Tomorrowland, apostando, mais uma vez, em ações de live marketing.

Para tornar o momento ainda mais memorável, a Skol Beats apresentou sua estratégia de live marketing para o evento com uma série de inovações que surpreenderam o público.

Entre as iniciativas estava a “Tree House”, uma casa na árvore instalada em área nobre do evento, com vista privilegiada do palco principal, e teve a assinatura da M|Checon e BFerraz.

tomorrowland-skol beats 6Quem circulou pelo espaço pôde, por exemplo, customizar bandeiras, item ícone do festival, que uniu nações por meio de mensagens, sentimentos e personalidades.

A “Beats Flag” foi uma forma de disseminar pelo evento a comunidade de Beats of Tomorrow, formada por quem aceitou o convite da vida e curtiu intensamente o momento.

tomorrowland-skol beats 3

Uma área de relax foi montada para que os participantes do evento pudessem dar uma relaxada.

Skol Beats armou area de relax para fãs da marca

Quem entrou no ritmo de Skol Beats saiu transformado do espaço da marca.
Quem entrou no ritmo de Skol Beats saiu transformado do espaço da marca.

A marca de energético da AmBev, Fusion Energy Drink, que está sempre presente nas melhores festas do País, agitou ainda mais os fãs de música eletrônica do Tomorrowland Brasil.

Conhecido por sua parceria com o cenário eletrônico e com os TOPs DJs internacionais, Fusion Energy Drink levou ao festival a experiência Videoclip Yourself, que transportou o público para dentro de um videoclipe.

fusion-tomorrowland

A fila não foi problema para quem estava disposto...
A fila não foi problema para quem estava disposto…
...a gravar seu videoclipe no estúdio de Fusion Energy Drink.
…a gravar seu videoclipe no estúdio de Fusion Energy Drink.

Outra que apostou no Tomorrowland para se aproximar do seu target foi Doritos, que levou um cenário estilo “floresta” para receber os seus fãs.

doritos-560x420

Para reforçar ainda mais a sua missão de transformar a noite por meio da criatividade, Absolut escolheu o Tomorrowland Brasil para uma experiência única de transformação com o público.

Desta vez, a noite deixou de ser o principal agente a ser transformado e se tornou palco para que as pessoas ganhassem a cena e tivessem a chance de subverter os padrões estéticos por meio da transformação.

absolut no tomorrowland

Durante o evento, Absolut ?foi ?anfitriã de um casulo que guardou este imaginário noturno, além de uma grande performance artística, que aconteceu ao cair do dia com um espetáculo cheio de criaturas místicas que invadiram o festival revelando o poder transformador da noite e convidou o público a vivenciar esta experiência real com a marca.

absolut 0Patrocinadora oficial do Tomorroland Brasil, Absolut est?eve ?presente no festival, que com ativações exclusivas desenvolvidas em parceria com a agência BFerraz.

absolut 3