Tirando as grandes empresas do setor, foram poucos os que gastaram fortunas na montagem dos estandes na Tokyo Game Show deste ano, no Japão. Alguns preferiram ocupar espaços bem menores, outros resolveram simplesmente não participar. Mas, com certeza, todos eles devem estar arrependidos por não terem investido mais. Isso porque a feira bateu recorde de público.
Um total de 222.668 pessoas compareceram à feira japonesa, um aumento de pouco mais de 7%. Em 2010, um total de 207.647 visitantes foram ao evento. Em 2009, o número foi de cerca de 185 mil.
Mesmo sem muita novidade – já que a maioria dos jogos e aparelhos foi apresentada na Electronic Entertainment Expo, a E3, nos Estados Unidos, em junho passado – o público compareceu em peso nesta edição.
No sábado (17/09), foram 86.200 pagantes – em 2010 foram 81.469 pessoas e no ano anterior, em plena crise econômica, 61.138. Já no domingo (18/09), que tradicionalmente recebe um público bem menor, foram 83.744 pagantes. Em 2010, o total chegou a 77.185 e, no ano anterior, foi 71.852 pessoas.
Os números surpreenderam os organizadores, pois superaram até o recorde de 2006, quando a Sony lançou seu badalado PS3. O universitário Hiroyuki Kanda, 23 anos de idade, tem uma teoria para o sucesso da feira. “Nós queremos ajudar de alguma forma o Japão a se recuperar da recessão econômica e do terremoto”, sugere. “Além disso, muita gente fala que a Tokyo Game Show vai acabar, mas eu não acredito. Basta ver tudo isso aqui, sentir essa emoção”.