Experiência de Marca

Todos querem o primeiro lugar

Nas competições esportivas, chegar à frente faz toda a diferença. Mas, e nas outras áreas?

Nas competições esportivas, chegar à frente faz toda a diferença. Mas, e nas outras áreas?

Para quem trabalha com Comunicação, sabe que é muito comum receber releases de assessorias de imprensa dizendo que o seu cliente é o primeiro a fazer tal coisa, o único que conquistou tal premiação e por aí vai. Na verdade, poucos vão conferir se realmente o que ali está é verdadeiro, até porque, a correria no dia a dia de uma redação é intensa.

Leia também: Sua agência não foi premiada?

O excesso de propagação de notícias falsas mostra o outro lado da situação, ou seja, é o veículo de Comunicação que quer ser o primeiro e publica fatos inverídicos porque, na ânsia de sair na frente, não confere a veracidade da informação que recebeu.

É preciso que ambos os lados sejam cuidadosos com as informações que repassam. Nem sempre ser o primeiro significa ser o melhor. O que conta realmente é a verdade, e isso diz respeito também às negociações em todos os âmbitos.

As transações de mercado são relações das quais participamos todos os dias, seja como fornecedores ou como consumidores. O atendimento ao cliente é uma das questões principais envolvidas na otimização de resultados para ambas as partes.

Existem duas formas de marketing de desenvolvimento do produto: um que busca clientes para o produto apresentado, outro que busca produtos para a demanda dos clientes que se têm.

Em ambos os casos, faz-se necessário segmentar o mercado e identificar áreas de interesses para aplicar as estratégias capazes de vender o produto, ou a necessidade de implantar um novo que ocupe a lacuna existente. Consequentemente, é preciso conhecer o cliente e elencar suas expectativas para com o processo da escolha do produto à satisfação do propósito final de tê-lo adquirido.

Para alcançar a preferência de um mesmo cliente no atual mercado competitivo, as empresas precisam atender a expectativas geradas, o que só acontecerá quando o atendimento for feito com qualidade.

Os clientes têm consciência dos seus direitos, como também da importância que têm para as empresas, tornando-se assim, cada vez mais exigentes com relação ao que a empresa oferece de melhor e diferente para atraí-los.

O que os clientes esperam é que seus objetivos sejam atingidos por intermédio do profissional que se comprometer em atendê-lo, além de receber propostas e sugestões que otimizem seu objetivo final – diferenciação – na forma de adicionais do serviço procurado a princípio.

Juntamente a isso, buscam confiança, comprometimento, acesso e atendimento sempre quando precisarem – agilidade -, o que só acontecerá quando os profissionais forem especializados e dispostos a bem servir. A base dessa confiança pretendida pelo cliente está no relacionamento, e é uma das formas de se conseguir o sucesso a longo prazo.

Diante do exposto, fica claro que de nada adianta ser o primeiro a colocar um produto no mercado se não houver, atrás dele, todo um processo de qualidade, bom preço e bom atendimento.

O nosso cliente, este sim, deve estar sempre em primeiro lugar. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e mais difíceis de serem enganados, portanto, busque ser o melhor, apresente a verdade, pois somente assim conseguirá se não o pódio, conquistar algo muito mais satisfatório: a credibilidade e a confiança dos clientes.