
A TIM fechou um acordo com a Gemalto para desenvolvimento de uma nova ferramenta de mobile marketing, voltada para instalação de apps.
A solução mobile app push – parte do conjunto de produtos LinqUs Mobile Engagement and Monetization da Gemalto – é um canal que irá sugerir aos consumidores, através de smart messages, conteúdos da operadora e de parceiros para download nos smartphones.
A ferramenta começou a ser embarcada em aparelhos Android vendidos pela TIM desde o final de 2015 e, atualmente, já está em cerca de 100 mil celulares na base da operadora.
Esse número deve crescer significativamente em 2016, já que a solução de mobile app push vai embarcada em todos os novos smartphones distribuídos pela operadora, bem como em todas as atualizações de sistema operacional.
Além de receber sugestões de ofertas e apps de acordo com o seu perfil, os clientes TIM poderão fazer o download de apps recomendados sem consumir o pacote de dados contratado.
Para a TIM, a ferramenta cria uma oportunidade para explorar novas fontes de receitas, mirando a tendência deinvestimentos em mídia digital provenientes de desenvolvedores de aplicativos, e-commerce e outros segmentos que já possuem ou planejam oferecer aplicativos para seus clientes.
A isenção do tráfego, bem como a instalação em poucos cliques, favorece os anunciantes no momento de promover seus apps. A TIM está em busca de parcerias nesse segmento, diretamente com anunciantes ou com agências credenciadas.
“O mobile marketing tem um potencial muito grande no Brasil, mercado que possui um rico ecossistema de desenvolvedores de aplicativos e de anunciantes investindo em digital. A solução da Gemalto nos permite oferecer um canal inovador, que utiliza os ativos de telecomunicações de uma forma inteligente para criar uma experiência fácil e eficiente para promoção e instalação de aplicativos”, explica Flavio Lang, diretor de VAS e Handsets da TIM Brasil.
Através de uma campanha de smart message, o usuário recebe uma mensagem pop-up pela qual é estimulado a baixar um novo aplicativo. Clicando no botão correspondente, o download é iniciado automaticamente, sem necessidade de redirecionar o usuário para loja de aplicativos.
"A solução mobile app push da Gemalto transforma rapidamente qualquer dispositivo em um canal de mobile marketing para marcas fornecendo comprovante de downloads e relatórios de fácil entendimento, que rapidamente demonstram às exigências dos clientes no momento", diz Rodrigo Serna, presidente da Gemalto para as Américas.
A parceria com a Gemalto, que envolve o desenvolvimento e inserção do aplicativo nos aparelhos da operadora, é inédita no Brasil e exclusiva por seis meses.
A TIM é a segunda maior operadora do Brasil e a empresa líder do segmento pré-pago.
A Gemalto, focada em segurança digital, teve receitas anuais em 2015 de € 3,1 bilhões e clientes em mais de 180 países. Os mais de 14 mil funcionários operam a partir de 118 escritórios localizados em 49 países.