O TikTok abre, na próxima segunda-feira (11), inscrições para seu primeiro concurso literário “Livros do Futuro”, que busca descobrir e impulsionar autores independentes da literatura nacional. A iniciativa é uma celebração à comunidade BookTok, que vem se consolidando como um importante espaço de fomento à leitura e à escrita no país, especialmente na descoberta de novas vozes.
Em parceria com três editoras, o concurso selecionará três obras inéditas, cada uma dentro de um gênero literário diferente: romance jovem adulto, suspense e fantasia.
Para concorrer, o autor deve se inscrever na primeira fase, que ocorre de 11 a 30 de agosto. A inscrição exige o envio de uma sinopse em PDF, com entre 1.000 e 1.500 palavras, por meio do site oficial do concurso. Após essa etapa, o concurso continuará com duas fases: uma votação aberta de vídeos no TikTok sobre os livros e uma avaliação dos manuscritos completos por um júri qualificado. Os livros selecionados serão publicados a partir de fevereiro de 2026.
Além da publicação das obras, os vencedores serão premiados com recursos que visam garantir a visibilidade de suas histórias. Cada autor receberá R$ 10 mil em adiantamento de royalties, sob responsabilidade das editoras, e terá à disposição mais de R$ 300 mil para a divulgação do lançamento de seus livros, tanto dentro quanto fora do TikTok, além de um incentivo imediato de dez mil reais.
Essa estratégia de premiação reflete o compromisso do TikTok em ir além do reconhecimento instantâneo do autor, focando no sucesso e na longevidade da obra, com o objetivo de ampliar o alcance das novas histórias e a conquista de mais públicos.
“O TikTok tem uma capacidade enorme enquanto local de descoberta, não apenas de livros, como também de autores. Com o ‘Livros do Futuro’, eliminamos a fronteira entre plataforma e mercado editorial, levando a comunidade BookTok para dentro do setor. Assim, reconhecemos esse comportamento de revelar e impulsionar novos talentos, permitindo que esses autores encontrem seu público, cresçam e tenham a oportunidade de serem publicados, já com o reconhecimento e o engajamento da comunidade a seu favor”, afirma Carol Baracat, diretora de Marketing do TikTok nas Américas.
Nos últimos anos, o TikTok tem reforçado seu compromisso com o fomento à leitura: em 2024, realizou a “Livraria dos Mais Assistidos”, que distribuiu gratuitamente milhares de livros na Avenida Paulista, em São Paulo. Em 2025, a plataforma se tornou patrocinadora master da Bienal do Livro Rio, sendo responsável pela primeira noite de pré-estreia da história do evento, além de ser parceira oficial de conteúdo do Rio como Capital Mundial do Livro pela UNESCO em 2025.
Como se inscrever
- Fase 1 – Inscrição (11 a 30 de agosto): os participantes devem se cadastrar no site e enviar uma sinopse de 1.000 a 1.500 palavras. A seleção será feita por leitores contratados de cada editora, que escolherão 50 semifinalistas por gênero.
- Fase 2 (29 a 30 de setembro): os semifinalistasdevem gravar e postar um vídeo em seus perfis no TikTok explicando a ideia do livro entre os dias 29 e 30 de setembro. Do dia 1 ao dia 11 de outubro, terá uma votação pública onde serão escolhidos 20 autores por gênero.
- Fase 3 (15 de outubro a 1 de novembro): os 20 autores escolhidos pelo público deverão enviar um manuscrito completo de 30 mil a 100 mil palavras, que será avaliado por um júri, formado por representantes das editoras, autores convidados e criadores de conteúdo do BookTok.
- 12 de janeiro de 2026: anúncio dos vencedores, sendo 1 autor por gênero.
- Fevereiro de 2026: lançamento oficial dos livros.
- Os vencedores também serão premiados com:
- Prêmios em dinheiro
- Créditos para divulgação in-app
- Destaque especial no TikTok durante o lançamento oficial dos livros
- Quem pode participar?
- Brasileiros maiores de 18 anos, residentes no Brasil ou no exterior.
- Não há exigência mínima de seguidores ou número de publicações.
- Podem ser enviadas obras originais e inéditas, escritas em português.
- Obras com coautoria são permitidas, com até 2 autores, desde que a inscrição seja feita em conjunto.
- A obra não pode conter conteúdo gerado por IA nem violar direitos autorais de terceiros.