A 31ª Festa Pomerana terá, pela primeira vez, um espaço com chope Weihenstephaner (trazido diretamente da Alemanha), cervejas importadas e gastronomia baseada em dois produtos tradicionais da região: o queijo Kraeuterkaese e a linguiça Blumenau também estarão representados pelas empresas Laticínios Pomerode e Olho Embutidos e Derivados.
A Haake Beer, que é patrocinadora da festa, dará nome ao local e fará a gestão do espaço. No cardápio, estão, por exemplo, currywurst, pastel de linguiça Blumenau com Kraeuterkaese e canapés com os dois produtos.
A expectativa é reunir mais de 80 mil pessoas nos 12 dias de evento. A 31ª Festa Pomerana faz parte do calendário oficial da celebração dos 150 anos da imigração alemã na região.
A gastronomia é um dos destaques. São 19 opções de pratos a la carte, além de um bufê típico com mais de 25 opções só de pratos quentes. Além de lanches como batata recheada e da Casa da Gastronomia, onde são preparadas cucas e pães no forno a lenha.
Na programação cultural, ocorrem 125 apresentações de 56 grupos diferentes, que incluem música e danças folclóricas. No primeiro final de semana a 31ª Festa Pomerana recebe também o sexto Encontro Nacional de Grupos Folclóricos, com participação de dançarinos de todo Brasil.
No Pavilhão das Competições, o público pode se divertir encarando desafios que faziam parte da rotina dos colonizadores como cortar e serrar lenha. A gastronomia também entra na brincadeira com as competições de chope em metro e Alles Wurst (onde vence quem comer mais rápido uma salsicha).
Além de tudo isso, ocorrem diariamente os desfiles pelas ruas de Pomerode que invadem a Festa mostrando um pouco da história e das tradições do município. Também acontecem concursos de gastronomia, uma feira comercial e industrial mostra um pouco da potência econômica da cidade e os visitantes podem aproveitar passeios com carro de mola, por exemplo.