Experiência de Marca

Tem início "Gincana Bom Vizinho" do McDonald's

Neste mês de abril, começa em todo o País a "Gincana Bom Vizinho 2010", competição promovida nacionalmente pelo McDonald's com o objetivo de estimular a participação voluntária de seus funcionários em iniciativas sociais. Em sua oitava edição, a gincana deve beneficiar as comunidades do entorno dos restaurantes por meio de ações nas áreas ambiental, de saúde, nutrição, cultural, educacional, esportiva e social.

Neste mês de abril, começa em todo o País a “Gincana Bom Vizinho 2010“, competição promovida nacionalmente pelo McDonald’s com o objetivo de estimular a participação voluntária de seus funcionários em iniciativas sociais. Em sua oitava edição, a gincana deve beneficiar as comunidades do entorno dos restaurantes por meio de ações nas áreas ambiental, de saúde, nutrição, cultural, educacional, esportiva e social.

mcdonaldsAo atuar em prol da comunidade, os participantes somam pontos e, no final da competição, a equipe campeã recebe como prêmio uma verba que é destinada a uma instituição da sua vizinhança. Em 2009, o grande vencedor foi o time de funcionários do restaurante McDonald’s do Canoas Shopping (RS). Pelo título, recebeu R$ 15 mil, que foram doados a duas instituições locais: Movimento Ação por Canoas (Maca), que promove qualificação profissional e geração de renda, e Desafio Jovem de Canoas, organização de acolhida a dependentes químicos que voluntariamente buscam ajuda.

Em 2009, em todo o Brasil, os funcionários do McDonald’s se reuniram em 448 equipes para realizar uma média mensal de 600 ações. Ao longo dos nove meses da competição, foram mais de 5,5 mil ações. Desde a criação da campanha, em 2003, já são mais de 50 mil ações voluntárias desenvolvidas pelas equipes de funcionários da rede.

Parceria com o Centro de Voluntariado de São Paulo

Para estimular ainda mais a participação dos funcionários, a “Gincana Bom Vizinho” conta com várias novidades neste ano. A principal delas é o acordo firmado pelo McDonald’s com o Centro de Voluntariado de São Paulo, especializado em formar voluntários para a atuação social. A parceria inclui palestras de capacitação e sensibilização para o trabalho voluntário ao longo do ano e elaboração de materiais de apoio às equipes. Além disso, a competição ganhou uma nova estrutura e um sistema renovado de pontuação, mais fácil e dinâmico.

O McDonald’s dedica grande atenção aos projetos socioambientais e aos compromissos comunitários. Em 1955, numa época em que não se falava tanto em responsabilidade social, o fundador da rede, Ray Kroc, foi pioneiro ao afirmar que “temos a obrigação de retribuir às comunidades onde operamos”. Esta filosofia é seguida globalmente pela empresa até hoje. Cada restaurante da rede assume o compromisso de participar ativamente da vida de suas comunidades.