Em Portugal

Samsung abre restaurante pop up que tem "comida feita por IA": entenda

Clientes do estabelecimento vão fotografar três ingredientes, a IA da fabricante criará receitas personalizadas

A Samsung vai promover mais uma ação inusitada, desta vez em Portugal: uma nova pop up da sul-coreana consiste de um restaurante que usa a sua inteligência artificial (IA) para entregar comida aos clientes.

Não, ainda não estamos na era dos alimentos artificiais. Na verdade, a brincadeira consiste em fotografarem até três ingredientes da loja. A IA da Samsung, por sua vez, vai entregar receitas personalizadas com base nos registros dos usuários.

Nova pop up da Samsung amplia apostas da empresa em IA

Imagem mostra smartphone fotografando comida em restaurante pop up da Samsung em Portugal
Experiência gastronômica da Samsung em Portugal usa a IA para sugerir pratos de comida (Imagem: Samsung/Divulgação)

Desde o ano passado, quando inaugurou a chamada “Galaxy IA”, a Samsung vem integrando a inteligência artificial em todos os seus produtos, além de apresentar o recurso de forma lúdica. No Brasil, por exemplo, a empresa realizou projeções controladas pelo sistema no lago do Parque do Ibirapuera, em São Paulo — fora ações específicas no Lollapalooza.

A ação da Samsung em Portugal revisita o conceito de mostrar recursos de IA ao usuário de forma lúdica: “acreditamos que o futuro é construído com inovação, próxima das pessoas e com um toque de criatividade em tarefas com as quais estamos tão habituados, como cozinhar”, disse Ana Oliveira, Diretora de Mobile Marketing da fabricante.

Entretanto, existem condições para a ação: não apenas as fotos tiradas devem estar claras e em condições ótimas de visualização, o cliente que usar a IA da Samsung só receberá sua comida se escolher uma proteína, um carboidrato, três vegetais e um molho.

O restaurante pop up da Samsung terá um funcionamento curto, abrindo suas portas entre os dias 8 e 9 de maio, em Belém (Chef’s Agency). Na semana seguinte, nos dias 16 e 17, a empresa levará sua IA gastronômica para Porto (Social Club). A participação do público é gratuita mediante reserva online.

Rafael Arbulu

Redator

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.