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Por que a Inteligência Artificial não é mais uma tendência

Tendência é algo que está por vir. A Inteligência Artificial chegou para ficar.

Por que a Inteligência Artificial não é mais uma tendência

Por definição, tendência é algo que está por vir ou que tem uma inclinação a ser. A Inteligência Artificial, em seus mais diversos campos de utilização, não é mais uma coisa do futuro. É coisa do presente, do agora. Inteligência Artificial é mainstream.

[ Curiosidade: Em março de 2023 existiam 14.700 startups de IA só nos Estados Unidos ]

Como isso impacta o mercado de eventos daqui pra frente?

Eventos são sobre pessoas. Pessoas constróem a cultura, os hábitos, as formas de viver e de se encontrar. A tecnologia, seja ela representada pela internet, redes sociais, smartphones ou inteligência artificial, impacta a cultura gerando transformações no comportamento das pessoas.

Quantas estratégias de eventos tiveram que ser modificadas e adaptadas à necessidade de compartilhamento em redes sociais? Como alteramos as formas de entrar em contato com os consumidores ou de divulgar eventos por conta do uso de smartphones e predominância de uma comunicação digital? O mesmo deve acontecer com a Inteligência Artificial.

No momento, quando pensamos em IA, logo vem o ChatGPT e outros formatos generativos em nossas mentes. A facilidade de ter um chatbot realizando atividades por nós. Porém, nem tudo é tão simples quanto parece. Os modelos generativos não são tão confiáveis, precisam de conferência, dependem de prompts que nem sempre temos paciência de criar.

A IA tem mais camadas que o ChaGPT e muitas possibilidades de facilitar e otimizar o mercado de eventos. Aqui vai uma lista de algumas ideias:

1 – Personalização de experiência

Já imaginou ter uma ferramenta que personalize a experiência do seu público em uma conferência? A empresa TurnOutNow , por exemplo, oferece dispositivos que podem ser acoplados às credenciais do público do evento com a finalidade de coletar dados comportamentais. Os dados viram informação valiosa para o público que está no evento, organizadores e participantes.

Esta personalização pode ser utilizada para:

  • Melhorar a experiência do público do evento através de experiências customizadas;
  • Curadoria de networking;
  • Dar assistência personalizada com chatbots mais avançados.

Os dados coletados podem servir para:

  • Gerar uma entrega com mais dados, que resulta em um melhor planejamento com justificativa de gastos;
  • Aprendizado profundo sobre o público
  • Aprendizado sobre o que, de fato, funcionou no evento

2 – Planejamento do evento

Tarefas que levam muito tempo podem ser automatizadas com soluções de IA para que quem esteja produzindo o evento foque nos aspectos mais criativos e de supervisão. Isso faz com que a produção seja mais eficiente e a qualidade da produção aumente. Aqui alguns exemplos:

  • Análise de dados de eventos passados para tomada de decisão;
  • Atendimento ao público
  • Primeiras ideias de textos curtos

Este é apenas o começo do que a Inteligência Artificial vai impactar os negócios, eventos e a cultura como um todo. O ideal é ficar atento às mudanças, pois elas vão chegar mais rápido do que esperamos. No ano de 2024 vamos, possivelmente, ver muito do que foi criado e anunciado em 2023 se consolidar, além de presenciar muitas mudanças tecnológicas.

Você está preparado?