Web3

Paris Saint-Germain é primeiro clube validador de blockchain no mundo

O clube ajudará no desenvolvimento do ecossistema de Sportfi e na Chiliz Chain, tornando-se um validador de nó da blockchain - um componente que ajuda a garantir segurança, precisão e confiabilidade

O Paris Saint-Germain está intensificando sua colaboração com a Chiliz e a Socios.com, plataforma responsável pelos Fan Tokens oficiais do clube francês, como parte de sua estratégia na web3. Nessa parceria expandida, o PSG assumirá um papel mais ativo no desenvolvimento do SportFi e da Chiliz Chain, tornando-se um validador de nó na blockchain. Essa função é crucial para garantir a segurança, precisão e confiabilidade da rede blockchain.

Esta iniciativa marca a primeira vez que um clube esportivo se torna um validador de blockchain, representando um avanço significativo na adoção e evolução da Chiliz Chain. Além disso, ressalta o compromisso do PSG com a inovação e a importância da tecnologia web3, demonstrando seu investimento estratégico no futuro digital.

A escolha da Chiliz como plataforma para esse avanço é motivada pelo seu crescente ecossistema SportFi, avaliado em US$1 bilhão, e pela sua infraestrutura avançada, que suporta uma variedade de aplicativos descentralizados.

A Chiliz Chain já serviu como plataforma de lançamento para mais de 50 projetos web3, destacando a robustez de sua infraestrutura e sua capacidade de atrair produtos e serviços de ponta.

O PSG tem desempenhado um papel proeminente no ecossistema esportivo e de entretenimento da Chiliz desde que se tornou o primeiro clube a firmar parceria com a empresa e lançar seu Fan Token em setembro de 2018.

O clube tem liderado a transformação web3 no esporte e é o primeiro a nomear um Head de web3 em fevereiro de 2023.

Desde então, o Fan Token do PSG se tornou uma peça central nessa estratégia, proporcionando uma maneira única de se envolver com os fãs diretamente e oferecer experiências exclusivas, gerando receitas digitais significativas.

Estamos entusiasmados em aprofundar nosso relacionamento existente com o Paris Saint-Germain, recebendo-os como validadores na Chiliz Chain. Esta evolução marca um passo significativo na adoção da web3 por torcedores, clubes e ligas. Estamos confiantes de que este movimento abrirá caminho para que outros clubes se juntem a nós nesta jornada inovadora. O papel ativo do PSG no nosso modelo de governança irá, sem dúvida, impulsionar o nosso ecossistema SportFi para novas áreas, tornando nossa parceria de longa data ainda mais duradoura. ”, disse Alex Dreyfus, CEO da Chiliz e Socios.com.

 “Ao nos tornarmos um validador na Chiliz Chain, não estamos apenas abraçando o futuro dos esportes na Web3; estamos ativamente projetando-o para que possamos ter um relacionamento mais direto com nossos fãs por meio de experiências na web3. Iremos otimizar nossos futuros envolvimentos para efeitos de rede, amplificando o valor e a receita que cada stakeholder pode gerar e experimentar dentro desta nova economia digital. O PSG está comprometido em promover a inovação, e continuaremos a desenvolver oportunidades com outros parceiros neste espaço.”, acrescentou Pär Helgosson, Head de Web3 no Paris Saint-Germain.

Além disso, o PSG comprometeu-se a usar 100% da receita acumulada como validador na Chiliz Chain para recompras regulares do Fan Token PSG no mercado público, fortalecendo assim a economia digital do clube.

O clube também pretende realizar hackathons de blockchain no estádio Parc Des Princes, em parceria com a Chiliz, para promover a inovação e o desenvolvimento de produtos relacionados ao esporte na web3.

Fotos: Divulgação