Tech

Nubank compra URLs que seriam usadas para golpes e as direciona para portal de segurança

Iniciativa faz parte da campanha #PareceMasNãoÉoNubank, cujo objetivo é alertar as pessoas sobre abordagens de golpistas que tentam se passar pela instituição para manipular vítimas.


O Nubank apresenta um novo portal de segurança como resposta às dezenas de URLs enganosas criadas por fraudadores para confundir potenciais vítimas. O aumento da prática de golpes em que criminosos se passam por instituições financeiras levou o Nubank a tomar medidas para conscientizar as pessoas sobre essas abordagens maliciosas.

Queremos ir além do alerta e da conscientização das pessoas sobre essa prática criminosa e partir para uma ação mais concreta“, afirma Juliana Roschel, diretora de marketing do Nubank

“Por isso, adquirimos domínios na internet que parecem do Nubank, mas não são – e que poderiam ser usados de forma maliciosa – e os redirecionamos para o site, um portal que ficará permanentemente disponível e concentrará informações e dicas de proteção contra fraudes e golpes”, explica. 

Entre as URLs compradas estão, por exemplo, nubankbrasil, nubank, nubanks e wwwnubank.

O-lançamento deste portal é um componente fundamental da campanha #PareceMasNãoÉoNubank. Essa iniciativa visa fornecer orientações abrangentes, abordando as táticas mais comuns empregadas por golpistas, como eles podem explorar a marca Nubank para enganar indivíduos, como realizar denúncias de tentativas de golpe à empresa, identificar atendimentos autênticos do Nubank e reconhecer perfis legítimos da empresa na internet.

“As táticas de engenharia social, que nada mais são do que formas de manipular as vítimas psicologicamente para induzi-las a tomar ações que no fim das contas as prejudicam, são cada vez mais comuns em toda a indústria financeira. Isso porque os fraudadores têm encontrado dificuldades em burlar os sistemas de defesa das instituições, que vêm se tornando ainda mais sofisticados”, afirma Fabiola Marchiori, vice-presidente de engenharia e gerente-geral de prevenção a fraude do Nubank

“Entre essas táticas, está a da falsa central de atendimento, em que as potenciais vítimas são abordadas em diferentes canais por pessoas e perfis que se fazem passar pelas instituições. Manter as pessoas bem informadas sobre essa prática é muito importante porque, na maioria das vezes, existe uma participação não intencional das próprias vítimas para que o golpe se concretize”, completa.

Fotos: Divulgação