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Meta anuncia parceria para transmitir NBA através de seu ambiente de realidade virtual

Mais de 50 jogos serão transmitidos no seu ambiente VR, incluindo cinco em VR imersivo, de 180 graus. Porém, alguns problemas parecem frustrar os usuários.


Texto por Andrew Hutchinson

É difícil medir o verdadeiro potencial do metaverso da Meta até agora, porque muito do seu conteúdo de Realidade Virtual (VR) ainda é restrito. Assim, é complicado entender exatamente o que o mundo digital dos donos do Facebook pode fazer atualmente.

Vejamos este caso: No dia 23 de janeiro, a Meta anunciou uma nova parceria com a NBA e a WNBA, onde mais de 50 jogos serão transmitidos no seu ambiente VR, incluindo cinco em VR imersivo, de 180 graus.

De acordo com Meta:

“Cinco jogos serão transmitidos por celebridades e exibidos em VR imersivo de 180 graus, e jogos da WNBA, da G-League e do NBA 2K estarão também disponíveis para assistir. No Meta Horizon Worlds, poderá também acessar os destaques dos jogos, VTs e conteúdos antigos”.

Conheça mais sobre o Meta Horizon Worlds:

Como fã da NBA, isso parece muito legal. A maioria destes jogos não será em VR completo e imersivo, que é a verdadeira atração, ao proporcionar uma experiência que simula estar no jogo real, o que não é possível para quem está fora dos EUA.

Isso seria ainda melhor, se todos esses jogos fossem transmitidos em 180 graus, ou mesmo em 360 graus VR, para que se pudesse ter a experiência completa do estádio.

Mas eles não são – e até mais do que isso, há na verdade uma série de restrições a este conteúdo: O XTADIUM, onde estes jogos serão transmitidos em VR, só está disponível nos EUA. O Meta Horizon Worlds está atualmente disponível apenas nos EUA, Canadá, Reino Unido, Islândia, Irlanda, França e Espanha.

Assim, basicamente, a única forma de obter a melhor versão desta experiência é estar nos EUA, onde já se pode assistir a estes jogos na realidade.

As restrições mostram a contínua frustração com o metaverso de Meta, na medida em que a) não é muito bom, b) não utiliza VR completo, e c) não está sequer disponível na maioria das regiões.

Portanto, é difícil até medir o que será realmente o metaverso, porque a maioria de nós não pode entrar nele para o avaliar.

É claro que existem limitações técnicas, incluindo o licenciamento, como ressalta a Meta. Mas o ponto difícil para a Meta é que ela está tendo que mostrar o seu trabalho, enquanto também está medindo esforços para entusiasmar usuários para o que está para vir, quando, na realidade, a experiência, neste momento, não é assim tão boa.

No mundo ideal, a Meta preferiria manter as coisas em segredo até estar num nível otimizado, o que proporcionaria uma experiência VR por completo e no seu potencial máximo, o que pode muito bem ser espantoso, e para além do que podemos imaginar até agora. 

Mas quando se investem dezenas de biliões de dólares num projeto, os nossos acionistas vão querer ver para onde vai esse dinheiro. E neste momento, é difícil ver. 

Tenho um fone de ouvido Quest. Eu nunca o uso, nem os meus filhos adolescentes. De vez em quando volto a ele para ver as novidades, mas não é nada envolvente – não há nada que me impeça de voltar, por enquanto, e nada que pareça ter potencial de ser uma próxima grande revolução.

O risco para a Meta, então, é que o declínio do interesse no VR possa acabar completamente com o seu plano. As vendas de fones de ouvido VR diminuíram em 2022, ano após ano, o que não é um bom sinal para as ambições de longo alcance da empresa.

Se a Meta não conseguir gerar interesse, e provocar mais entusiasmo em torno da tecnologia, terá dificuldade em levar as pessoas a experimentar a sua experiência imersiva, quando esta estiver disponível em mais regiões.

Mas ainda é cedo. A própria Meta tem repetidamente frisado que levará uma década até passarmos à próxima fase do metaverso e a sua utilização, que, atualmente, se situa por volta de 2030.

Poderá a Meta resistir às críticas e aos impactos financeiros por mais 7 a 8 anos?

Realmente, tem pouca escolha, uma vez que ela apostou tudo em torno do conceito. Talvez, em breve, a Meta sairá com um projeto gigante em VR, e que mudará completamente o pensamento das pessoas. Mas neste momento, é muita propaganda vazia, para ofertas de realidades mal desenvolvidas, pelo menos para o consumidor.

Consigo entender onde Meta está querendo ir. Só não sei se o seu desenvolvimento atual está a ajudando muito.

Sobre Andrew Hutchinson:

Andrew Hutchinson é o Chefe de Conteúdos e Mídias Sociais na Social Media Today. É um blogueiro e autor multi-premiado, um analista de marketing das mídias sociais e um consultor sobre estratégia de social business. Ele vive e trabalha em Camberra, Austrália.